Barroso convida influenciadores para divulgar “imagem positiva” do STF

Iniciativa ocorre em meio à crise com os EUA e busca aproximar Corte da sociedade.

Influenciadores digitais que reúnem milhões de seguidores nas redes sociais vão participar de uma “imersão” no STF (Supremo Tribunal Federal) para ampliar a “imagem positiva” da Corte, em meio aos alertas do governo dos Estados Unidos e de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O evento, que ocorre nesta quarta (13) e quinta (14), já estava na agenda do Tribunal antes das medidas cautelares impostas a Bolsonaro – primeiro, a tornozeleira eletrônica e, depois, a prisão domiciliar. Mas o “timing” não tem passado batido nos bastidores. As datas coincidem com a escalada da ofensiva do presidente norte-americano Donald Trump.

A avaliação é de que os conteúdos que serão produzidos em tempo real pelos podcasters, youtubers e humoristas – que não vão receber cachê – podem alcançar diferentes públicos e aproximar o STF da sociedade. Entre os temas que devem ser abordados, estão a polarização, a liberdade de expressão, a inteligência artificial e o combate às “fake news”.

Além disso, a ideia é esclarecer, de forma prática, como se dá o funcionamento do Judiciário brasileiro e do Estado Democrático de Direito. O evento foi batizado de “Leis e likes: O papel do Judiciário e a influência digital”. Uma edição “piloto” já havia ocorrido no ano passado. Com resultados considerados positivos, a Corte decidiu repetir a iniciativa.

Os 26 influenciadores vão fazer uma visita guiada ao STF, vão acompanhar uma sessão no plenário e terão uma roda de conversa com o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso; com o ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação sobre o plano de golpe; e com a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Cidadãos bem informados sobre o funcionamento da Suprema Corte ajudam a impedir a disseminação de mentiras e teorias conspiratórias, tão comuns nos tempos atuais”, disse Barroso. Para o presidente do Supremo, o evento “levará lições” da Constituição Federal para o ambiente das redes sociais.

Entre os influenciadores, estão Antonio Tabet, um dos criadores do canal “Porta dos Fundos”; Déia Freitas, idealizadora e apresentadora do podcast “Não Inviabilize”; Fred Nicácio, médico e ex-BBB; Nathalia Oliveira, do canal “Nath Finanças; e o comediante Mizael Silva, que ficou conhecido por interpretar “o advogado de Alexandre de Moraes”.

Crédito CNN Brasil

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *