Peça criada pela Ordem em 2008 homenageia Raymundo Faoro
Nesta segunda-feira, 25, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, vai receber a Medalha Raymundo Faoro.
Concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a honraria é destinada a personalidades que fortalecem a categoria e a justiça no país.
A homenagem foi criada em 2008 e leva o nome do jurista que escreveu, entre outros livros, o Donos do Poder, no qual analisa a história portuguesa e a formação do Estado brasileiro, expondo as raízes do patrimonialismo e da elite estamental.
O evento ocorrerá na sede da OAB, no Distrito Federal.
Presidente da OAB mandou recado a Luís Roberto Barroso em posse
Ao tomar posse no cargo de presidente da OAB, em março deste ano, Beto Simonetti mandou um recado a Barroso, que estava no evento.
“Eu não poderia evitar, presidente Barroso, com a amizade e o respeito que lhe tenho, isso é para lhe provar que vídeo gravado não é sustentação oral, não dá certo”, disse.
A OAB defende a tese segundo a qual vídeos gravados de forma assíncrona não podem ser considerados sustentação oral.
No ano passado, a Ordem levou ao Congresso Nacional uma proposta de emenda à Constituição para proibir expressamente a limitação das sustentações orais e anular julgamentos se a prerrogativa for desrespeitada.