Pesquisar
Close this search box.

Biden realiza coletiva de imprensa de uma hora e responde a várias perguntas para acalmar preocupações sobre sua capacidade mental

Biden realiza coletiva de imprensa de uma hora e responde a várias perguntas para acalmar preocupações sobre sua capacidade mental

Foto –  Getty

O presidente Biden deu uma entrevista coletiva de cerca de uma hora e respondeu a várias perguntas dos repórteres na noite de quinta-feira, enquanto trabalhava para acalmar as preocupações sobre sua aptidão mental e idade antes das eleições presidenciais de novembro.

“Estou determinado a concorrer”, declarou Biden durante sua coletiva de imprensa solo, que durou cerca de 58 minutos.

A coletiva, apelidada pela mídia e repetida pela Casa Branca como a “coletiva de imprensa do grande garoto” do presidente, foi um evento público de alto risco, já que os eleitores e aliados democratas tradicionais expressaram cada vez mais preocupações sobre a acuidade mental e a idade de Biden, questionando se ele deveria tentar a reeleição. A coletiva de imprensa aconteceu após Biden receber os líderes da OTAN em Washington, DC, para o 75º aniversário da aliança.

“Estou concluindo o trabalho? Você pode me citar alguém que tenha aprovado mais leis importantes em três anos e meio? Criei 2.000 empregos na semana passada. Então, se eu desacelerar, não conseguirei concluir o trabalho”, disse Biden à mídia sobre sua permanência na corrida. “Isso é um sinal de que eu não deveria fazer isso. Mas não há nenhuma indicação disso ainda. Nenhuma.”

A coletiva de imprensa incluiu alguns deslizes do presidente, como parecer confundir a vice-presidente Kamala Harris com o ex-presidente Donald Trump, mostrar uma lista de repórteres que ele foi instruído a consultar e dizer repetidamente “de qualquer maneira” enquanto interrompia seu pensamento.

“Olha, eu não teria escolhido o vice-presidente Trump para ser vice-presidente [se eu achasse] que ela não está qualificada para ser presidente”, disse Biden, aparentemente sem perceber seu erro.

Os conservadores criticaram a coletiva de imprensa como “mais um desastre” sob o comando do presidente, enquanto alguns democratas e aliados da administração defenderam o evento como um “desempenho muito forte”.

“Este é um desempenho muito forte. Francamente. @POTUS está ministrando uma aula magistral sobre como a política externa e a política interna se cruzam, explicando como a liderança global americana é crucial para o nosso povo aqui em casa. Muito bem, Sr. Presidente”, postou o estrategista democrata Joel Rubin no X.

Rubin foi ecoado por outros democratas, que argumentaram que Biden respondeu com força a uma série de perguntas da mídia em torno de sua política externa relacionada à OTAN e sua acuidade mental.

Os conservadores, entretanto, criticaram amplamente a coletiva de imprensa, citando alguns deslizes do presidente.

Biden disse durante a coletiva de imprensa que Harris poderia cumprir o papel de presidente, apesar de pressionar contra os apelos para que ele se retirasse da disputa e passasse o manto para sua vice-presidente.

“Em primeiro lugar, a forma como ela lidou com a questão da liberdade das mulheres sobre seus corpos. Em segundo lugar, sua capacidade de lidar com quase qualquer questão no conselho. E no Senado, ela foi muito boa”, disse Biden.

“Eu não a teria escolhido a menos que achasse que ela estava qualificada para ser presidente. Desde o início. Não escondi isso. Ela está qualificada para ser presidente. Foi por isso que a escolhi”, concluiu Biden.

Foto - Getty

A coletiva de imprensa de Biden foi precedida por outra gafe no início do dia, quando ele confundiu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, com o presidente russo, Vladimir Putin.

“E agora quero passar a palavra ao presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação”, disse Biden. “Senhoras e senhores, Presidente Putin.”

Biden rapidamente se corrigiu, dizendo: “Presidente Putin? Vamos derrotar o Presidente Putin – Presidente Zelenskyy. Estou tão focado em derrotar Putin que precisamos nos preocupar com isso.”

“Estou melhor”, brincou Zelenskyy de volta.

“Você está muito melhor”, respondeu Biden.

As preocupações em torno da saúde e da aptidão mental de Biden estão em alta neste verão, enquanto alguns democratas o apelam a abandonar a corrida presidencial após o debate desastroso contra Trump no mês passado. Biden rejeitou os apelos para desistir, prometendo permanecer na disputa enquanto sua campanha e a Casa Branca aumentam o número de eventos públicos, em um aparente esforço para acalmar as preocupações de que o presidente não esteja pronto para outro mandato de quatro anos no Salão Oval.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *