Fonte - Getty Images/Andrew Harnik
Resolução citando Kamala Karris teve seis votos de parlamentares democratas e tem caráter apenas simbólico; Casa Branca criticou medida
A Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (25) uma resolução condenando o presidente Joe Biden e sua vice, Kamala Harris, provável candidata do Partido Democrata à presidência, pela crise migratória na fronteira com o México.
Segundo informações do site Politico, a casa, de pequena maioria republicana, aprovou a medida, que tem caráter apenas simbólico, com 220 votos favoráveis e 196 contrários. Seis deputados democratas votaram a favor da resolução.
A medida havia sido apresentada pela republicana Elise Stefanik, deputada de Nova York. “Não importa a que distrito congressional você vá, o problema número 1 que os americanos enfrentam é a crise de fronteira aberta de Kamala Harris”, disse Stefanik no plenário. “O povo americano merece autoridades eleitas que compreendam a gravidade da crise na fronteira.”
Segundo a emissora CNN, a Casa Branca criticou o apelido de “czarina da fronteira” dado a Kamala pela oposição republicana e argumentou que o foco da sua atuação como vice-presidente não é a segurança na fronteira.
O governo Joe Biden afirma que, em março de 2021, o presidente designou Kamala para liderar a coordenação com os governos da Guatemala, Honduras e El Salvador, de onde saem muitos migrantes ilegais que chegam aos Estados Unidos pela fronteira com o México, com o objetivo de melhorar condições de vida nesses países, e não combater diretamente a migração ilegal.