Documentos obtidos pelo “Axios” mostram fotos e legendas com o caminho que o presidente precisa percorrer nas cerimônias
Documentos divulgados pelo jornal digital Axios no domingo (7.jul.2024) mostram que a equipe do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata, centro-esquerda), de 81 anos, imprime imagens e legendas com letras grandes para auxiliá-lo durante eventos.
Segundo o jornal, desde o debate contra Donald Trump (Republicano, centro-direita) para as eleições presidenciais em 27 de junho, democratas que compareceram e ajudaram a organizar eventos do presidente questionaram se os detalhes entregues por sua equipe seriam em consideração às limitações de Biden por causa da sua idade.
Um oficial da Casa Branca afirmou que a prática é comum na organização de eventos de autoridades. Outros 2 auxiliares que trabalharam com Biden enquanto era vice-presidente (2009-2017) disseram que os documentos preparatórios eram diferentes, com mapas dos locais do evento em vez de imagens e legendas.
Altos níveis de detalhes e precisão são essenciais para o trabalho presidencial –independentemente de quem seja o presidente– e essas são abordagens básicas usadas por qualquer equipe avançada moderna, incluindo o gabinete do vice-presidente e as agências”, disse o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, ao Axios.
Kirsten Allen, porta-voz da vice-presidente Kamala Harris, declarou que os documentos são “materiais de resumo logístico padrão e fotos para qualquer autoridade”.
Comportamentos do presidente Biden voltaram a ser questionados depois de seu desempenho no debate com Trump. Em certos momentos, o chefe do Executivo dos EUA não conseguia articular frases e ficava de boca aberta.
Depois do evento, integrantes do Partido Democrata e doadores para a campanha eleitoral pediram que Biden desistisse da busca pela reeleição. Demonstraram preocupação com a capacidade do presidente de assumir um 2º mandato.
Biden é o presidente mais velho da história dos EUA. Se reeleito, terminaria o 2º mandato aos 86 anos. Pressionado a desistir por causa da idade, ele já disse diversas vezes que permanecerá na disputa.
Opositores de Biden usam vídeos nos quais o presidente aparenta inseguro sobre onde entrar e sair do palco durante eventos como uma forma de sugerir que ele não está mentalmente apto para o cargo.