China vai aumentar tarifas contra os EUA para 125%

País diz ter feito reclamação na OMC por conta do recorrente aumento das tarifas impostas pelo governo de Trump

A China vai aumentar as tarifas contra produtos dos Estados Unidos para 125%. A medida adotada nesta 6ª feira (11.abr.2025) é uma resposta à decisão do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), de taxar o país asiático em um total de 145%.

A imposição dos EUA de tarifas absurdamente altas contra a China é uma violação séria às regras comerciais internacionais, às leis econômicas básicas e ao senso comum e é um bullying e coerção completamente unilateral”, disse o ministro das Finanças chinês, Lan Fo’an, em comunicado, citado pela Reuters.

Fo’an disse ainda que a China irá ignorar qualquer tarifa extra imposta pelos EUA contra o país. Afirmou que a guerra comercial deixou de ter um significado econômico e passou a ser “um jogo de números”.

O ministro chinês pediu que os EUA eliminem as tarifas recíprocas e “corrijam suas práticas irregulares”. Fo’an anunciou que a China entrou com uma reclamação contra os Estados Unidos na OMC (Organização Mundial do Comércio) na 5ª feira (10.abr), por conta das tarifas implementadas contra o país.

A decisão de aumentar as tarifas vem horas depois de o presidente da China, Xi Jinping (PCCh), dizer que seu país “não tem medo de qualquer repressão injusta”.

Não há vencedores em uma guerra comercial e ir contra o mundo só levará ao auto isolamento”, declarou o presidente chinês ao primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez (Psoe), em Pequim. 

Xi Jinping disse que, “por mais de 70 anos, o desenvolvimento da China tem se baseado na autoconfiança e no trabalho árduo –nunca em doação de terceiros”. Segundo Xi, “independentemente das mudanças no ambiente externo”, a China vai permanecer confiante e concentrada “em administrar bem os seus próprios assuntos”.

Crédito Poder360

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *