Foto - Kevin D. Liles para The Washington Post via Getty Images
O deputado Chip Roy, do Texas, está pressionando para forçar a saída do presidente Biden por meio da 25ª Emenda.
O legislador norte-americano do Texas apresentou esta semana legislação que instaria a vice-presidente Kamala Harris a reunir executivos do gabinete executivo e declarar conjuntamente Biden inapto para continuar como presidente.
Roy apresentou a resolução na sexta-feira “convidando a vice-presidente Kamala D. Harris a convocar e mobilizar os principais oficiais dos departamentos executivos do Gabinete para ativar a seção 4 da 25ª Emenda para declarar o presidente Joseph R. Biden incapaz de executar as funções de seu cargo e exercer imediatamente poderes como Presidente Interino.
A resolução afirma que Biden “demonstrou repetida e publicamente a sua incapacidade de exercer os poderes e deveres da Presidência, incluindo, entre outros, os poderes e deveres do Comandante–Chefe”.
A Seção 4 da 25ª Emenda autoriza o vice-presidente e a maioria do gabinete executivo a decidir se o presidente está apto para continuar no cargo ou não.
Biden enfrentou fortes reações após um desempenho desastroso no debate na quinta-feira, no qual o presidente foi visto visivelmente confuso, boquiaberto e frequentemente incapaz de completar frases.
Foto - Kyle Mazza/Anadolu via Getty Images
Biden parecia cansado e sem foco durante seu confronto de 90 minutos com Trump. A certa altura, Trump respondeu: “Realmente não sei o que ele disse no final daquela frase. Também não creio que ele saiba o que disse”.
Alguns democratas lançaram a ideia de retirar Biden das primárias democratas no último segundo, apesar de ele ter sido o vencedor esmagador em todos os estados.
Foto - Allison Joyce/Imagens Getty
Uma medida tão radical conduziria certamente a batalhas jurídicas, confusão eleitoral e a uma luta de última hora para que um novo candidato se ligasse ao povo americano.
Os republicanos aproveitaram o momento como uma justificativa, depois de anos questionando a acuidade mental do presidente, mas sendo negados pela grande mídia e por pessoas de dentro da política.