Com redes sociais, nazistas teriam conquistado o mundo, diz Moraes

Ministro do STF afirma que se Goebbels, ministro da Propaganda nazista, estivesse vivo e no X, tudo estaria “condenado”.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que se o ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels (1897-1945), estivesse vivo atualmente, tudo estaria “condenado”. Afirmou também que os nazistas teriam conquistado o mundo”.

Ele deu as declarações em entrevista ao jornalista Jon Lee Anderson, da New Yorker.

A seguir, o trecho da reportagem com as declarações de Moraes:

“Na sua visão, a luta pela internet começou há uma década e meia. ‘A extrema-direita reparou, durante a Primavera Árabe, que as redes sociais poderiam mobilizar as pessoas sem precisar de intermediários’, disse. ‘No começo, os algoritmos eram refinados para fins econômicos, para cativar consumidores. Então as pessoas perceberam como é fácil redirecionar isso para fins políticos, fins de poder’. Ele [Moraes] vê as redes sociais como uma força definidora do nosso tempo. ‘Se Goebbels estivesse vivo e com acesso ao X, nós estaríamos condenados’, afirmou. ‘Os nazistas teriam conquistado o mundo’.”

Ao falar sobre Goebbels estar vivo hoje, Moraes sugere um cenário em que o nazismo existiria formalmente, como nas décadas de 1920, 1930 e 1940. Nascido em 1897, o ministro da Propaganda de Adolf Hitler (1889-1945) teria 127 anos nos dias atuais.

Para Moraes, a “extrema-direita quer tomar o poder, não declarando que é contra a democracia, porque não teria apoio popular, mas alegando que as instituições democráticas são manipuladas”.

MORAES X MUSK

Em 2024, o ministro do STF e Elon Musk, dono de X, Tesla e SpaceX, tiveram uma relação muito arestosa. Moraes mandou suspender o X no Brasil depois de o empresário, que hoje é conselheiro do governo Trump, descumprir ordens judiciais. A plataforma ficou fora do ar no país por mais de 1 mês. Acabou liberada mediante pagamento de multas.

Ativo em seu perfil no X, Musk postava mensagens e memes contra Moraes. Em um deles, sugeriu que o ministro do STF seria o resultado de um cruzamento entre Voldemort, o vilão da saga “Harry Potter”, e um lorde sith, integrante de uma classe de vilões da saga “Star Wars”.

Moraes riu da comparação: “Para ser honesto, eu achei engraçado”.

Leia abaixo outros temas abordados na entrevista e o que disse Moraes:

  • plano de ataque contra ele – “Eu brinco com a minha equipe de segurança que eu não poderia morrer, o herói do filme precisa continuar” – um relatório da Polícia Federal afirmou que Moraes era alvo de um possível atentado, mas não explica de que forma isso seria feito;
  • inelegibilidade de Jair Bolsonaro – “É possível que Bolsonaro seja absolvido no processo criminal, porque o julgamento está só começando. Mas ele tem duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral e está inelegível. Não há possibilidade de ele voltar porque os 2 casos já foram apelados e estão agora no Supremo. Só o Supremo pode reverter isso, e eu não vejo a menor possibilidade de isso acontecer”;
  • críticas – “Quando virei ministro da Justiça [no governo de Michel Temer], a esquerda inteira me chamava de conspirador golpista [em referência ao impeachment de Dilma Rousseff]. Eles me odiavam. Agora a extrema-direita me odeia”;
  • big techs – “Eles querem criar uma nova Companhia das Índias Ocidentais para controlar o mundo”.

Crédito Poder360

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *