COP30 tem baixa histórica de líderes e é apelidada de “FLOP30”

A assessoria do evento confirmou presença de apenas 28 chefes de Estado. Esse total representa aproximadamente metade dos 59 chefes que compareceram à COP29

A reunião dos chefes de Estado que antecedeu a abertura oficial da COP30, realizada na quinta-feira 6, reuniu menos dirigentes mundiais em comparação com a edição anterior, a COP29. O encontro, que ocorreu em Belém, destacou uma queda significativa no número de presidentes, primeiros-ministros e representantes da realeza presentes na cúpula ambiental.

Segundo informações da assessoria de imprensa do evento, a lista oficial da COP30 contabilizou 28 chefes de Estado ou de governo, sendo 15 presidentes, 11 primeiros-ministros e dois membros da realeza. Esse total representa aproximadamente metade dos 59 chefes de Estado que compareceram à COP29, realizada em Baku, Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro de 2024.

Diminuição da participação de lideranças mundiais

Na ocasião da COP29, estiveram presentes 29 presidentes e 30 primeiros-ministros, de acordo com a lista de oradores do alto nível. A diminuição da participação de lideranças mundiais na COP30 já era esperada, especialmente por causa das ausências confirmadas de Donald Trump (EUA) e Javier Milei (Argentina).

Além das ausências, alguns países optaram por enviar representantes diferentes do chefe de Estado, como aconteceu com a China, que designou o vice-primeiro-ministro, Ding Xuexiang, para representar o presidente Xi Jinping. No total, incluindo autoridades e representantes de Estados e organizações internacionais, a COP30 reuniu 69 participantes de alto escalão.

Entre os chefes de Estado presentes na COP30 estiveram o chanceler Friedrich Merz (Alemanha), os presidentes Gabriel Boric Font (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Emmanuel Macron (França), Irfaan Ali (Guiana), Félix Tshisekedi Tshilombo (República Democrática do Congo) e Jennifer Simons (Suriname), além do primeiro-ministro Keir Starmer (Reino Unido) e do príncipe Albert II (Mônaco).

Já na COP29, a lista de líderes era mais extensa, incluindo nomes como Edi Rama (Albânia), Aleksandr Lukashenko (Bielorrússia), Kassym-Jomart Tokayev (Cazaquistão), Viktor Orbán (Hungria), Giorgia Meloni (Itália), Recep Tayyip Erdoğan (Turquia) e Emmerson Dambudzo Mnangagwa (Zimbábue), entre outros de diferentes continentes.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *