A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou, em sua primeira sessão sob a presidência do deputado Felipe Barros, um requerimento para convidar Michael Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, para prestar esclarecimentos sobre a suposta interferência da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no Brasil.
O requerimento, de autoria do deputado Sostenes Cavalcante, foi aprovado por unanimidade após acordo entre os membros da comissão. Durante a votação, o presidente da sessão relembrou “o acordo que foi construído com a alteração do texto feita a pedido do deputado Arlindo e com o compromisso dessa mesa de fazer uma mesa diversificada com o nome que será encaminhado pelo deputado Arlindo em breve”.
O deputado Sostenes, ao encaminhar a votação, foi breve: “Haja visto o acordo e a quiescência de todos os colegas, eu nem preciso usar todo este tempo, só para agradecer aos colegas o bom entendimento”, afirmou, destacando ainda que não queria atrasar a votação de outros requerimentos importantes na comissão.
Em postagem nas redes sociais, o presidente da CREDN, Felipe Barros, comemorou a aprovação: “Já na minha primeira sessão como Presidente da CREDN, foi aprovado o convite a @MikeBenzCyber, ex-secretário do Departamento de Estado Americano, para vir explicar a interferência da USAID na democracia brasileira. A defesa da soberania brasileira, sempre unida à vontade do povo, é a nossa prioridade!”
A data da audiência com Michael Benz ainda não foi divulgada. O ex-funcionário americano deverá falar sobre o papel da USAID e sua atuação no desenvolvimento do Brasil, tema que tem gerado debates sobre possíveis interferências externas em questões nacionais.
Já na minha primeira sessão como Presidente da CREDN, foi aprovado o convite a @MikeBenzCyber, ex-secretário do Departamento de Estado Americano, para vir explicar a interferência da USAID na democracia brasileira. A defesa da soberania brasileira, sempre unida à vontade do povo,… pic.twitter.com/iiorh7XAtF
— Filipe Barros 🇧🇷 (@filipebarrost) March 26, 2025