Presidente já lamentou prisão de ladrões de celular, afirmou que bandido rouba para ganhar ‘dinheirinho’ e relativizou furto de casas
Na última sexta-feira, 24, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma declaração que chamou atenção dos brasileiros. Durante viagem oficial à Indonésia, o chefe do Executivo afirmou que traficantes são vítimas de usuários de drogas, porque estes compram os entorpecentes vendidos por aqueles.
Em virtude da repercussão do assunto na imprensa e nas redes sociais, o presidente admitiu o erro. “Fiz uma frase mal colocada”, escreveu Lula, na plataforma X.
Em entrevista na Indonésia nesta sexta-feira, 24, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “os traficantes são vítimas dos usuários também” e que, por isso, é preciso ter cuidado ao combater o narcotráfico. pic.twitter.com/UOLpKNn5g9— Revista Oeste (@revistaoeste) October 24, 2025
A mais recente gafe aumenta a lista de frases infelizes de Lula sobre a atuação de criminosos. Confira a seleção montada por Oeste:
1) Usuário de drogas não é caso de polícia
Em 26 de junho de 2024, Lula afirmou que era um equívoco tratar de diversos tipos de drogas, como maconha, no Código Penal. Ele proferiu a declaração ao ser indagado sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em estabelecer o limite de 40 gramas de maconha para diferenciar o usuário do traficante. “O principal em tudo isso é você separar o que é o consumidor do traficante”, disse. “Já tem uma lei desde 2006. O ministro Paulo Pimenta era deputado. Ele foi o relator e, desde 2006, usuário não pode ser preso neste país. Se é preso, é porque a polícia que pega desrespeita. Mas, pela lei, não pode ser preso.”
2) Ladrões de celular
Em 9 de novembro de 2019, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), Lula lamentou a prisão de jovens bandidos que roubam celular. Disse o presidente: “Não posso ver mais jovens de 14 e 15 anos assaltando e sendo violentados, assassinados pela polícia, às vezes inocentes ou às vezes porque roubaram um celular”.
3) Bandido rouba para ganhar “dinheirinho”
Em 25 de agosto de 2017, durante entrevista concedida a rádios universitárias em Pernambuco, Lula relacionou o aumento do número de homicídios no Estado ao crescimento da pobreza. “É uma coisa que está intimamente ligada”, observou. “Ou seja, o cidadão teve acesso a um bem material, a uma casinha, a um emprego, e de repente o cara perde tudo. Então, vira uma indústria de roubar celular. Para que rouba celular? Para vender, para ganhar um dinheirinho.”
4) Crime sem vítima
Em 1º de fevereiro de 2024, durante discurso na cerimônia de posse do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, Lula relativizou a ação de um dos criminosos mais famosos por furtar casas em São Paulo, Gino Meneghetti. O bandido morreu em 1976. Aspas para o presidente: “Não tinha vítimas. Ele gostava de assaltar as casas. Hoje, sabemos o que é o crime organizado”.





