Democrata Tim Walz sofre derrota dupla: perde eleição para Trump e é vencido até em seu próprio condado

Foto – Andrew Harnik, File

O candidato democrata a vice-presidente e governador de Minnesota, Tim Walz, não apenas perdeu a eleição geral para Donald Trump — ele também perdeu para ele em seu próprio condado.

A vitória avassaladora do presidente eleito Trump garantiu-lhe 49,6% dos votos no condado de Blue Earth, em Minnesota, onde a família de Walz viveu por 20 anos antes de ele ser eleito governador.

A companheira de chapa de Walz, a vice-presidente Kamala Harris, ficou atrás, com cerca de 48,3% dos votos.

Esse resultado é uma inversão em relação a 2020, quando o presidente Biden venceu o condado com 51% dos votos, contra 46,5% de Trump, de acordo com o Politico.

Walz nasceu em Nebraska, mas mudou-se para o condado de Blue Earth na fase adulta, onde lecionou estudos sociais e foi treinador de futebol americano na Mankato West High School.

Ele conquistou o 1º Distrito Congressional de Minnesota para os democratas em 2006 e representou a área no Congresso por 12 anos.

Walz então concorreu ao cargo de governador, derrotando seu oponente republicano por uma margem expressiva em 2018.

Os 10 votos eleitorais de Minnesota acabaram indo para Harris na manhã de quarta-feira — mas Trump ainda venceu a chapa democrata ao ser o primeiro a alcançar os 270 votos eleitorais necessários.

Embora Minnesota estivesse próximo de votar nos republicanos, o estado tradicionalmente apoia candidatos democratas, explicou a publicação.

A última vez que o estado votou em um republicano para presidente foi em 1972, com Richard Nixon.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *