Democratas manifestaram-se após a posse do Presidente Trump para seu segundo mandato na segunda-feira.
Democratas do Congresso estão equilibrando esforços para manter uma postura firme contra o Presidente Trump enquanto também se comprometem a trabalhar com ele quando possível após o comandante-chefe republicano assumir o cargo.
Isso ocorre enquanto democratas moderados e democratas em assentos vulneráveis fizeram acenos aos republicanos em áreas como segurança de fronteira e juventude transgênero após as vitórias decisivas do GOP nas eleições de 2024 – que a direita interpretou amplamente como um mandato para uma América mais conservadora.
“Meu trabalho é lutar para melhorar a vida das famílias do Texas, e trabalharei com qualquer pessoa, democrata ou republicano, que esteja interessado em reduzir custos, proteger nossa fronteira e manter nossas comunidades seguras”, disse em um comunicado a deputada novata Julie Johnson, D-Texas, que participou da posse.
“Mas não se enganem, sempre enfrentarei o Presidente Trump, sua administração, divisão e extremismo de extrema-direita quando qualquer um desses indivíduos ou entidades ameaçarem nosso modo de vida.”
A senadora Catherine Cortez Masto, D-Nev., que disputou eleições acirradas em 2016 e 2022 e deve fazer o mesmo em 2028, disse em um comunicado: “Espero trabalhar com a administração que está chegando para reduzir preços, criar empregos e manter nossas comunidades seguras. Mas não se enganem, se o Presidente Trump usar sua posição para prejudicar os trabalhadores de Nevada, sempre me manterei firme para protegê-los.”
O deputado Jimmy Panetta, D-Calif., adotou um tom conciliatório semelhante. “Há progresso a ser feito em habitação, gestão ambiental, segurança pública, reforma da imigração, segurança nacional e mais. Trabalharei com qualquer pessoa e qualquer administração para buscar áreas de acordo e entregar agressivamente resultados para as pessoas que sirvo”, disse ele.
“Também acredito firmemente que nossa diversidade é nossa força e nossa unidade é o poder para resistir e ter sucesso, não importa os muitos desafios que enfrentamos. Imigrantes cumpridores da lei, a comunidade LGBTQ+, mulheres e famílias se recuperando de desastres naturais devastadores estão compreensivelmente preocupados com a retórica da campanha eleitoral e possíveis políticas da Administração Trump.”
Outros democratas foram mais cautelosos em suas declarações, como o deputado Chris Deluzio, D-Pa., que disse no X: “Hoje, e sempre, torço muito por este nosso país, e desejo bem ao [Presidente Trump] enquanto assume a responsabilidade de liderar a América.”
A progressista deputada Becca Balint, D-Vt., no entanto, deixou claro que adotaria uma abordagem mais linha-dura contra Trump.
“Dia 1 sob Trump. Devemos enfrentar estes desafios e ataques com coragem e clareza. Estou pronta para o trabalho que temos pela frente para defender nossa Constituição e trabalharei incansavelmente para atender às necessidades urgentes dos habitantes de Vermont e trabalhadores em toda a América”, escreveu ela no X.
Trump foi empossado para seu segundo mandato em uma cerimônia de posse dentro do Capitólio dos EUA.