Deputado dinamarquês é repreendido após ofender Trump

Parlamentar disse que a Groenlândia não está à venda e usou a expressão “fuck off” ao se referir ao presidente dos EUA

Anders Vistisen (Partido Popular) foi repreendido na 3ª feira (20.jan.2025) durante a sessão do Parlamento Europeu. O político dinamarquês disse que a Groenlândia não está à venda e usou a expressão “fuck off” ao se referir ao presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano). A expressão pode ser entendida como “vai se foder” e “cai fora”, no sentido de “cair fora” da Groenlândia, no caso.

“Deixe-me dizer em palavras que talvez você entenda. Senhor presidente: caia fora”, declarou Vistisen. Em seguida, o vice-presidente do Parlamento Europeu, Nicolae Ștefănuță, interrompeu o discurso e advertiu o deputado pelo uso de “palavrões”.

Trump & Groenlândia

Trump quer controlar a Groenlândia, território semiautônomo sob soberania da Dinamarca. O presidente norte-americano sustenta que a ilha tem relevância estratégica para os EUA.

Não é uma vontade nova. Ele já havia manifestado interesse na região em 2019, durante seu 1º mandato à frente dos EUA, e depois em dezembro de 2024, antes de tomar posse para um 2º mandato.

O republicano já disse que se não controlar a Groenlândia “do jeito fácil”, então será do “jeito difícil”. Afirmou também, dias depois de os EUA capturarem Nicolás Maduro em uma ação militar na Venezuela, que “não precisa do direito internacional” e que seu poder é limitado apenas por sua “própria moralidade“.

Trump alega que a Groenlândia é fundamental para a segurança nacional dos EUA, para afastar a “ameaça russa” e citou a construção do Domo de Ouro, sistema de defesa para proteger o país de mísseis. O custo estimado do Golden Dome é de US$ 175 bilhões.

Além das ameaças de controlar a região à força, Trump também avalia comprar a Groenlândia e oferecer pagamentos diretos aos moradores da ilha. O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, declarou em 13 de janeiro que o território autônomo escolheria seguir ligado à Dinamarca, e não aos EUA.

CopyrightReprodução/Truth Social @realDonaldTrump – 20.jan.2026

Trump publicou em seu perfil na Truth Social uma montagem em que ele finca a bandeira dos EUA na Groenlândia.

Crédito Poder360

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *