Pesquisar
Close this search box.

Deputados americanos aprovam proibição ao TikTok caso rede não se desligue da matriz chinesa

Deputados americanos aprovam proibição ao TikTok caso rede não se desligue da matriz chinesa 

Deputados dos Estados Unidos aprovaram neste sábado (20) um projeto de lei que prevê a proibição do TikTok no país, se a rede social não cortar relações com a controladora chinesa, a ByteDance. Caso não concorde, a empresa pode perder cerca de 170 milhões de usuários em solo americano.

A rede social é objeto de contestação por autoridades americanas por estar subordinada ao governo chines e poder servir de instrumento de propaganda oficial comunista entre os jovens, entre os quais detém ampla popularidade.

O projeto de lei, que foi vinculado à votação de um pacote de ajuda para a Ucrânia e Israel, também prevê sanções às empresas de dados que vendem informações a adversários estrangeiros e autoriza o confisco de ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia.

O CEO do TikTok, Shou Chew havia empenhado esforços em lobby junto aos congressistas, mas não teve sucesso. Na Câmara, foi aprovado por 360 votos favoráveis a 58 contra graças ao apoio do Partido Republicano, que mudou de posição em relação à ajuda aos países em guerra. A preocupação com a coleta de dados do aplicativo colaborou para a coalizão bipartidária.

O autor do projeto de lei, o republicano Michael McCaul, do Texas festejou a aprovação.”Este projeto de lei protege os americanos e especialmente as crianças da influência maligna da propaganda chinesa no aplicativo TikTok. Este aplicativo é um balão espião nos telefones dos americanos”, afirmou. Agora, o projeto segue para votação no Senado, e posterior assinatura do presidente Joe Biden.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *