O candidato do Partido Nacional Libertário, Johannes Kaiser, lidera a disputa pela Presidência do Chile com 25% das intenções de voto no primeiro turno, segundo pesquisa da consultoria Black & White divulgada nesta sexta-feira (21) pelo portal Emol.
O levantamento mostra um empate técnico na segunda posição entre Evelyn Matthei (UDI) e Carolina Tohá (PPD), ambas com 21%.
A pesquisa considera apenas candidatos já formalmente apoiados por ao menos um partido político. Além de Kaiser, Matthei e Tohá, o estudo também avaliou nomes como José Antonio Kast (Republicanos), Ximena Rincón (Democratas) e Vlado Mirosevic (PL), entre outros.
Kaiser atribuiu seu desempenho ao apoio gerado por sua proposta, que classificou como “coerente” e voltada a soluções para as crises do país. “Todas as pesquisas são discutíveis, de acordo com a metodologia, há pesquisas que me dão mais e pesquisas que me dão menos”, afirmou ao Emol.
De acordo com Paola Assael, da Black & White, Kaiser tem maior apoio entre homens, eleitores de menor renda e pessoas entre 35 e 54 anos. A pesquisa também mediu o cenário para uma eventual disputa interna em cada espectro político.
Conforme os dados, 66% dos entrevistados consideram importante a realização de primárias em seus setores, e 49% afirmam que, caso houvesse prévias, votariam na direita — percentual que cresce entre os homens.
O levantamento também mediu a aprovação do presidente Gabriel Boric. Cerca de 28% dos entrevistados avaliam positivamente sua gestão, um aumento de um ponto percentual em relação à semana anterior. No entanto, a forma como o governo lida com o crime tem aprovação de apenas 21%, uma queda de três pontos.
A segurança pública segue como a principal preocupação da população. O tema foi citado por 80% dos entrevistados como um dos dois maiores problemas do país, sobretudo questões envolvendo criminalidade e narcotráfico.