Foto: Getty Images
Nesta quinta-feira, a economia brasileira enfrentou uma significativa volatilidade cambial, com o dólar registrando uma alta de 1,9%, alcançando R$ 5,59.
Esse movimento marca o maior valor da moeda americana em quase três semanas, aproximando-se do seu maior patamar em dois anos e meio, que foi de R$ 5,665 no começo de julho deste ano.
A ascensão do dólar reflete as incertezas do mercado relacionadas às recentes declarações de membros do governo sobre a gestão das contas públicas, especialmente após as falas de Simone Tebet, Ministra do Planejamento.
Tebet enfatizou que, apesar dos desafios, os cortes acontecerão apenas em áreas com evidência de excessos, como fraudes e erros administrativos.
Impacto Econômico e Projeções Futuras
A Secretaria de Política Econômica (SPE) manteve suas projeções de crescimento do PIB para 2024 em 2,5%. Já para 2025, a expectativa foi revisada ligeiramente para baixo, de 2,80% para 2,60%. Além do mais, a perspectiva de inflação sofreu ajustes, refletindo não apenas fatores domésticos, mas também o cenário global, particularmente as variações do dólar.