Candidato do PSD venceu Cristina Graeml (PMB), com 57,31% dos votos válidos; 92,24% das urnas já foram apuradas
O candidato a prefeito de Curitiba (PR) Eduardo Pimentel (PSD), 40 anos, foi eleito. O resultado foi divulgado neste domingo (27.out.2024). Comandará a cidade pelos próximos 4 anos, com mandato a partir de 1º de janeiro de 2025.
Com 94,41% das urnas apuradas às 18h14, Pimentel tinha 57,37% dos votos válidos (são aqueles dados aos candidatos, excluindo-se, portanto, os brancos e os nulos), contra 42,63% de Cristina Graeml (PMB), 54 anos, 2ª colocada.
Eduardo Pimentel recebeu mais votos que sua oponente no 1º turno, apesar de o resultado ter sido apertado. Pimentel teve 33,51% contra 31,17% de Graeml. Desde 1996, em 299 disputas de 2º turno, só houve virada em 74.
A chapa de Pimentel tinha o apoio do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Seu principal padrinho político é o atual prefeito, Rafael Greca, de quem é vice há quase 8 anos. Também tinha o respaldo do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Pimentel sempre foi visto como o sucessor natural de Greca, mas a composição da chapa foi decidida tardiamente, com a escolha do ex-deputado federal Paulo Martins (PL) como vice. Greca não desejava um nome do PL na vice-prefeitura, mas a indicação foi defendida por Ratinho Júnior.
QUEM É EDUARDO PIMENTEL
Eduardo Pimentel, 40 anos, é natural de Curitiba. Neto do ex-governador do Paraná Paulo Pimentel, iniciou a carreira política no PSDB como suplente de deputado estadual na eleição de 2010.
Em 2016, foi indicado pelo ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) para ser o vice na chapa de Greca. Em 2020, a chapa Greca-Pimentel foi reeleita, desta vez pelo PSD.
Pimentel é formado em administração e pós-graduado em agronegócios pela Universidade Positivo. Também tem especialização em cidades inteligentes pela FGV (Fundação Getulio Vargas).