O magnata da tecnologia e defensor da liberdade de expressão Elon Musk pediu o impeachment de um juiz federal nomeado por Obama após uma decisão controversa de bloquear o recém-estabelecido Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de acessar um sistema crucial de pagamento do Tesouro.
A decisão, proferida pelo Juiz Paul A. Engelmayer, efetivamente paralisa a capacidade do departamento de cumprir seu mandato de eliminar desperdícios e otimizar gastos governamentais.
A decisão do Juiz Engelmayer, motivada por uma ação judicial de 19 procuradores-gerais estaduais de extrema esquerda liderados pela Procuradora-Geral de Nova York Letitia James, alega que o acesso do DOGE aos sistemas do Tesouro apresenta riscos de “divulgação de informações sensíveis e confidenciais” e aumenta o “risco de que os sistemas em questão fiquem mais vulneráveis do que antes a hackers.”
Além disso, Engelmeyer ordenou a destruição de qualquer informação baixada do sistema de pagamento por qualquer pessoa que tenha recebido acesso desde 20 de janeiro, data em que Trump tomou posse.
Uma audiência foi agendada para 14 de fevereiro de 2025 para tratar do pedido dos procuradores-gerais por uma liminar no caso.
Ao restringir o acesso do DOGE, o Juiz Engelmayer está efetivamente protegendo as operações opacas e frequentemente ineficientes das agências federais do escrutínio necessário.
O mandato do DOGE é identificar e eliminar gastos desnecessários, garantindo que o dinheiro dos contribuintes seja usado de forma eficaz.
Bloquear o acesso aos sistemas de pagamento impede esta missão e protege aqueles que se beneficiam da ineficiência governamental.
Elon Musk explodiu após ouvir a decisão do chamado juiz.
“Esta decisão é absolutamente insana!”, escreveu ele. “Como diabos vamos impedir fraudes e desperdício do dinheiro dos contribuintes sem olhar como o dinheiro é gasto?”
“Isso é literalmente impossível!”, acrescentou Musk. “Algo super suspeito vai proteger golpistas.”
This ruling is absolutely insane!
— Elon Musk (@elonmusk) February 8, 2025
How on Earth are we supposed to stop fraud and waste of taxpayer money without looking at how money is spent?
That’s literally impossible!
Something super shady is going to protect scammers. https://t.co/7Eyy9ZsN7A
Em uma publicação separada, Musk pediu o impeachment de Engelmayer, que é um operador partidário corrupto cuja decisão serve a interesses burocráticos enraizados em vez do contribuinte americano.
“Um juiz corrupto protegendo a corrupção”, escreveu Musk. “Ele precisa sofrer impeachment AGORA!”, acrescentou.
A corrupt judge protecting corruption.
— Elon Musk (@elonmusk) February 9, 2025
He needs to be impeached NOW! https://t.co/zgnwZuOz2Y