ESCALADA DE TENSÕES NA PENÍNSULA

Coreia do Norte dispara possível míssil balístico hipersônico em seu primeiro lançamento do ano

A Coreia do Norte lançou nesta segunda-feira seu primeiro míssil balístico do ano, dois meses após os últimos lançamentos registrados, segundo denunciaram as autoridades sul-coreanas e japonesas, em meio à contínua escalada de tensões que vive a península coreana há meses.

As primeiras informações avaliadas pelo Estado-Maior Conjunto (EMC) indicam que se trata de um míssil balístico de alcance intermediário (IRBM), lançado por volta da meia-noite (hora local), de algum silo da região de Pyongyang, que voou cerca de 1.100 quilômetros antes de cair no mar.

O Exército sul-coreano suspeita ainda que poderia se tratar de um projétil hipersônico, similar ao que a Coreia do Norte lançou em janeiro e abril de 2024.

O Ministério da Defesa japonês estimou que o possível míssil norte-coreano caiu às 12h12 (hora local, 4h12 hora da Espanha) fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão. Além disso, o Governo convocou uma equipe de emergência para coletar informações e confirmar se houve danos registrados.

Este lançamento ocorre duas semanas antes de o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, assumir o cargo, cerimônia que será realizada em 20 de janeiro. Vale mencionar que os últimos lançamentos foram em 5 de novembro, data em que ocorreram as eleições presidenciais americanas.

As relações entre as duas Coreias encontram-se em seu pior momento em anos devido ao aumento dos testes balísticos por parte de Pyongyang, que viola as sanções impostas pelas Nações Unidas, e ao estreitamento da cooperação militar entre Seul e Estados Unidos.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *