Esquerda Latino-Americana se Reorganiza: CELAC Convoca Reunião Extraordinária em Honduras

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), atualmente presidida por Honduras, convocou uma reunião extraordinária de presidentes e chefes de Estado para o próximo dia 30 de janeiro de 2025, às 11h, em Tegucigalpa. A convocação foi anunciada oficialmente pela presidência Pro Tempore da CELAC e destaca o caráter urgente do encontro, que será realizado de forma híbrida, com a participação presencial de líderes como o presidente colombiano Gustavo Petro.

A agenda da reunião inclui temas como: Migração,Meio Ambiente, Unidade Latino-Americana e Caribenha.

Embora a pauta oficial mencione migração de maneira genérica, analistas políticos indicam que o principal objetivo do encontro é reagir às recentes ações do governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, no que diz respeito às políticas de deportação de imigrantes ilegais.

As deportações de imigrantes ilegais realizadas pelos EUA, uma prática que vem ocorrendo há décadas, tornaram-se alvo de intensa mobilização após medidas recentes da administração Trump.

O Brasil e a Colômbia, sob governos de orientação de esquerda, reagiram de maneira considerada desproporcional por especialistas, acusando os EUA de violarem princípios de soberania e direitos humanos. Entretanto, tais políticas seguem o mesmo modus operandi adotado por administrações anteriores.

A convocação da CELAC para debater o tema é vista como um esforço da esquerda latino-americana, representada pelo Foro de São Paulo, para unificar posições e tentar conter as ações da administração Trump.

Donald Trump, em suas declarações recentes, reafirmou que os Estados Unidos não recuarão na defesa de seus interesses de segurança nacional. A administração Trump já deixou claro que as deportações de imigrantes ilegais continuarão e que países que se recusarem a cumprir suas obrigações enfrentarão sanções.

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *