EUA podem punir estrangeiros que celebrem a morte de Charlie Kirk

Christopher Landau revela que autoridades norte-americanas avaliam medidas contra manifestações de apoio ao crime

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, declarou nesta quinta-feira, 11, que o governo de Donald Trump pode penalizar estrangeiros que exaltarem ou relativizarem o assassinato de Charlie Kirk. O líder conservador, de 31 anos, morreu na quarta-feira 10, depois de receber um tiro no pescoço enquanto palestrava em uma universidade de Utah.

Por meio de suas redes sociais, Landau disse que ficou “enojado” com as mensagens de usuários que celebraram ou ironizaram o crime. Nesse sentido, o vice-secretário afirmou que orientou “funcionários consulares a tomarem medidas cabíveis” contra esses indivíduos.

“Em vista do horrível assassinato de uma importante figura política ocorrido ontem, quero ressaltar que estrangeiros que glorificam a violência e o ódio não são visitantes bem-vindos em nosso país”, escreveu Landau.

O alerta veio depois que internautas enviaram a Landau capturas de tela de perfis e publicações que ridicularizavam a morte do ativista.

Trump pretende solicitar pena de morte para o assassino de Kirk

Aliado próximo de Trump, Kirk sofreu um atentado durante um evento na Utah Valley University. Agentes de segurança socorreram o ativista e o levaram imediatamente ao hospital. Os médicos realizaram uma cirurgia, mas ele não resistiu aos ferimentos.

Nas redes sociais, Trump lamentou o ocorrido: “Ninguém compreendia a juventude dos EUA melhor do que Charlie”, escreveu. “Ele era amado e admirado por todos, especialmente por mim, e agora não está mais entre nós.”

Nesta sexta-feira, 12, o republicano anunciou que agentes policiais em Utah prenderam o possível autor do assassinato. Conforme Trump, a captura contou com a ajuda de um pastor local e do pai do homem indicado como possível atirador.

À Fox News, o presidente argumentou que pretende solicitar a pena de morte para o criminoso. “Eles têm pena de morte em Utah e há um ótimo governador lá.”  

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *