EUA suspendem solicitações de imigração de 19 países

O Departamento de Segurança Interna divulgou um memorando que detalha a nova diretriz, mencionando crimes recentes atribuídos a imigrantes

Em meio a preocupações com a segurança nacional, o governo dos Estados Unidos decidiu suspender solicitações de imigração de cidadãos de 19 países. Desde junho, esses países já sofriam restrições de viagem, agora ampliadas por decisão do presidente Donald Trump, alinhada à sua política de endurecimento migratório.

O Departamento de Segurança Interna divulgou um memorando que detalha a nova diretriz, mencionando crimes recentes atribuídos a imigrantes. Entre esses episódios, está o ataque ocorrido na semana anterior em Washington, quando um afegão teria sido preso sob suspeita. Uma militar da Guarda Nacional foi morta e outro soldado ficou gravemente ferido no tiroteio.

Endurecimento do discurso presidencial nos Estados Unidos

Desde janeiro, ao reassumir a presidência, Trump intensificou ações contra a imigração, enviando agentes federais a grandes cidades e recusando pedidos de asilo na fronteira com o México. Até agora, o foco do governo recaía principalmente sobre deportações, mas as recentes medidas demonstram maior atenção à imigração legal.

Impacto das novas medidas e reação de entidades

A ampliação das restrições, prometida depois do ataque à Guarda Nacional, busca justificar a proteção da segurança nacional e responsabilizar o ex-presidente Joe Biden pelas políticas anteriores. Sharvari Dalal-Dheini, diretora sênior da Associação Norte-Americana de Advogados de Imigração, afirmou que “a organização recebeu relatos de cerimônias de juramento canceladas, entrevistas de naturalização e entrevistas de ajuste de status canceladas para indivíduos de países incluídos na proibição de viagem”.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *