Ex-assessor de Moraes nega ter divulgado mensagens

Eduardo Tagliaferro prestou depoimento à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo

Acabou, por volta das 14h desta quinta-feira, 22, o depoimento de Eduardo Tagliaferro na Superintendência da Polícia Federal (PF) na cidade de São Paulo. Ele é ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O depoimento de Tagliaferro começou às 11h — ou seja, ele permaneceu por aproximadamente três horas diante de agentes da PF.

Tagliaferro depôs no âmbito da mais nova investigação aberta por Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado determinou a instauração de inquérito para apurar suposto vazamento de mensagens entre membros de seus gabinetes no STF e no TSE.

Tagliaferro negou ser o responsável por divulgar conteúdos relacionados a medidas a serem adotadas pelo Poder Judiciário brasileiro. O ex-assessor de Moraes também rechaçou a hipótese de que teria eventualmente cobrado algum valor para não divulgar mensagens.

O ex-assessor de Moraes não foi o único a prestar depoimento nesta quinta-feira. As oitivas com a mulher e o cunhado dele seguem até as 15h15.

Série de reportagem cita ex-assessor de Moraes

Eduardo Tagliaferro entrou na mira da PF depois de ver seu nome em destaque em série de reportagens do jornal Folha de S.Paulo. A partir de mensagens trocadas por ele, que é perito e atuou como assessor de Moraes no TSE, e por Airton Vieira, juiz auxiliar do magistrado no STF, o veículo de comunicação mostrou que relatórios foram produzidos fora do rito das Cortes.

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e jornalistas foram alguns dos alvos das medidas fora do rito oficial. Entre o material consta um pedido feito por Vieira a Tagliaferro, com a divulgação de um link do perfil da Revista Oeste no Twitter/X.

“Vamos levantar todas essas revistas golpistas para desmonetizar as redes”, pediu Vieira, em 6 de dezembro de 2022. A resposta do então assessor de Moraes foi enfática. Tagliaferro afirmou que só encontrou “publicações jornalísticas” em Oeste.

O juiz auxiliar, no entanto, seguiu com a determinação, em nome do ministro do STF. “Use a sua criatividade… rsrsrs”, afirmou, na troca de mensagens. “Pegue uma ou outra fala, opinião mais ácida e… O ministro entendeu que está extrapolando com base naquilo que enviou.”

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *