De acordo com um memorando interno do Escritório do Diretor do FBI, divulgado hoje, importantes mudanças estão sendo implementadas na agência. Aqui estão os principais trechos do documento:
“Entendemos que há muitas reportagens da mídia e rumores em torno de potenciais mudanças no FBI. Isso inclui reportagens e rumores sobre ações que impactam muito seriamente nossa força de trabalho”, inicia o memorando.
O Diretor Interino Brian J. Driscoll Jr. confirma: “No final desta tarde, recebi um memorando do Procurador-Geral Adjunto interino me notificando que oito executivos seniores do FBI devem ser demitidos em datas específicas, a menos que esses funcionários se aposentem antecipadamente. Estive pessoalmente em contato com cada um desses funcionários impactados.”
O documento também exige, até “terça-feira, 4 de fevereiro, ao meio-dia”, uma lista detalhada de:
“[T]odo o pessoal atual e antigo do FBI designado em qualquer momento para investigações e/ou processos relacionados a (1) eventos que ocorreram em ou próximo ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021; e (2) United States v. Haniyeh, et al., 24 Mag. 438 (S.D.N.Y.)”
O memorando especifica que estas listas devem incluir:
- “Pessoal supervisor relevante nos escritórios regionais do FBI e divisões de campo, assim como na sede do FBI”
- “Para cada funcionário incluído na lista, fornecer o cargo atual, escritório ao qual a pessoa está designada, papel na investigação ou processo, e data da última atividade relacionada à investigação ou processo”
Driscoll reconhece a amplitude da revisão: “Entendemos que esta solicitação abrange milhares de funcionários em todo o país que apoiaram esses esforços investigativos. Eu sou um desses funcionários, assim como o Vice-Diretor Interino Kissane.”
O memorando conclui com um compromisso: “Como dissemos desde o momento em que concordamos em assumir essas funções, vamos seguir a lei, seguir a política do FBI e fazer o que é do melhor interesse da força de trabalho e do povo americano – sempre.”
A comunicação termina com uma nota pessoal: “Voltaremos a entrar em contato com mais informações assim que pudermos. Enquanto isso, mantenham-se seguros e cuidem uns dos outros.”
Esta ação representa uma das maiores reorganizações do FBI em anos, sinalizando uma mudança significativa na forma como a agência lidará com investigações passadas e futuras.