FBI prende juíza de Wisconsin, alegando que ela obstruiu prisão de imigrante ilegal, dizem fontes

AP Photo/Charlie Neibergall, File

A juíza é acusada de esconder o imigrante em sua sala de júri enquanto o ICE tentava prender essa pessoa

Por Michael Dorgan, Jake Gibson – Fox News Publicado em 25 de abril de 2025, 11h18 EDT

O FBI prendeu uma juíza de Wisconsin por supostamente esconder um imigrante ilegal em sua sala de júri para impedir que essa pessoa fosse presa pelo ICE, segundo fontes da Fox News.

A Juíza do Tribunal do Condado de Milwaukee, Hannah Dugan, foi presa e acusada de obstrução de um procedimento oficial na manhã de sexta-feira, depois que surgiram evidências de que ela protegeu o migrante de agentes do ICE, segundo fontes da aplicação da lei federal.

Agentes federais do ICE, FBI, CBP e DEA tentaram prender o homem indocumentado após sua audiência criminal agendada em 18 de abril, informam fontes da aplicação da lei federal à Fox News.

Foi quando, segundo fontes da aplicação da lei federal, a Juíza Dugan exigiu que os oficiais se dirigissem ao gabinete do juiz-chefe. Nesse momento, eles dizem que a juíza saiu, que a audiência do indivíduo indocumentado foi concluída e que ele rapidamente deixou o prédio.

Fontes da Fox News revelaram que autoridades federais acreditam que a Juíza Dugan intencionalmente redirecionou agentes e oficiais para o gabinete do juiz-chefe para que o imigrante ilegal pudesse deixar a sala de audiência e escapar da prisão.

A Juíza Dugan provavelmente terá sua audiência inicial no tribunal federal de Milwaukee em algum momento desta sexta-feira, segundo informações à Fox News.

Dugan havia contestado a precisão de reportagens locais no início desta semana que alegavam que ela havia protegido o migrante ilegal do ICE.

O Milwaukee Journal Sentinel relatou que Dugan respondeu às acusações em sua publicação na terça-feira, escrevendo: “Quase todos os fatos relacionados às ‘dicas’ em seu e-mail são imprecisos.”

A Fox News Digital entrou em contato com o gabinete de Dugan por telefone na quarta-feira e um funcionário disse que a juíza estava no tribunal e retornaria a ligação. A Fox News Digital entrou em contato com Dugan novamente na quinta-feira e ainda não recebeu resposta.

O incidente ocorre depois que duas pessoas foram presas por oficiais do ICE nos corredores do tribunal nas últimas semanas, segundo o Milwaukee Journal Sentinel.

Também segue o caso de um juiz do Novo México e sua esposa que foram presos na quinta-feira por supostamente abrigar um migrante ilegal e membro do Tren de Aragua.

O Deputado Estadual Bob Donovan, um republicano, abordou as acusações contra Dugan no início desta semana e disse que o FBI estava investigando.

“Em todos os meus anos de política em Milwaukee e questões de segurança pública, trabalhando com policiais, promotores e juízes, nunca vi um ato mais irresponsável por parte de um oficial do tribunal, muito menos uma juíza, se for verdade”, disse Donovan em um comunicado. “Isso beira a obstrução da justiça e espero que o FBI continue uma investigação completa e, se justificado, processamento na extensão máxima da lei.”

Dugan trabalhou com organizações de assistência jurídica e como diretora executiva da Catholic Charities no passado. Ela foi eleita para a Divisão 31 do Tribunal do Circuito em 2016 e concorreu sem oposição nas eleições de 2022. Ela supervisiona principalmente casos na divisão de contravenções, de acordo com o Milwaukee Journal Sentinel.

Crédito Fox News

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *