A ex-Vice-Primeira-Ministra do Canadá, Chrystia Freeland, disse no domingo no programa “Fareed Zakaria GPS” da CNN que os canadenses estavam “furiosos” porque o Presidente Donald Trump havia desafiado sua soberania.
Zakaria disse, “Você falou sobre, uh, sabe, tarifas de 100% em algumas coisas. Você falou sobre um boicote a produtos americanos, que não seria algo formalmente legal, mas você está apenas incentivando os canadenses a pararem de comprar produtos americanos quando forem aos supermercados. Você também está pensando em suas propostas de fazer algo relacionado ao petróleo? Você sabe, nós importamos muito petróleo do Canadá.”
Freeland disse, “Fico feliz que você mencionou o boicote porque isso já está acontecendo em todo o país. Os americanos precisam entender o quão magoados e, francamente, o quão furiosos os canadenses estão. Nossa soberania está sendo desafiada. Então, sim, canadenses comuns em todo o país estão encontrando maneiras de defender o Canadá, de lutar pelo Canadá, de proteger o Canadá, mas principalmente para dizer aos nossos vizinhos americanos, pessoal, parem com isso. Apenas parem. Isso é uma péssima ideia.”
Zakaria disse, “Você negociou com Trump então você tem uma noção sobre ele?”
Freeland disse, “Os pretextos para atacar o Canadá são totalmente ridículos. Acho que todos nós sabemos uma coisa sobre o Presidente Trump. A única coisa que ele respeita é a força e se ele vê fraqueza, se ele sente fraqueza, ele pressiona mais e mais e mais. Então o que você vai ver, o que a América vai ver, o que o mundo vai ver do Canadá é força total, unidade total.”