“Gilmarpalooza” ganha nova edição na Argentina

Segundo o ministro GIlmar Mendes, a ideia é abrir um ‘diálogo sul-americano’

O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) anunciou que criará uma versão do evento conhecido como “Gilmarpalooza”, que ocorre anualmente em Lisboa, em Buenos Aires. A primeira edição na capital argentina está agendada para os dias 5, 6 e 7 de novembro.

Durante entrevista a jornalistas em Lisboa, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), explicou que a nova etapa busca ampliar o debate regional. “A ideia é termos um diálogo sul-americano e, eventualmente, latino-americano”, afirmou.

Um “Gilmarpalooza” para o Mercosul

A iniciativa surgiu depois de o Instituto constatar a necessidade de aprofundar o intercâmbio com países da América Latina e América do Sul. O Fórum de Lisboa, que chegou à 13ª edição em 2025, contou com cerca de 3 mil inscritos. O apelido “Gilmarpalooza” faz referência ao festival de música Lollapalooza, que acontece anualmente em diferentes países ao redor do mundo.

Durante a coletiva, Gilmar Mendes ainda destacou que a realização do evento em Buenos Aires pode ser impulsionada pela expectativa de um possível acordo Mercosul−União Europeia. “[Ele] deve permitir a revitalização do Mercosul e deve talvez encorajar mais esse diálogo”, afirmou o ministro.

Crédito Revista Oeste

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *