Presidente afirma que pacote econômico muda governança do país, cita indicadores recordes e diz que desafio agora é dar salto para economia rica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 5ª feira que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cumpriu todas as promessas feitas para reorganizar a economia brasileira e entregar credibilidade fiscal ao país. Segundo Lula, as medidas aprovadas consolidam uma nova governança econômica e criam bases mais equilibradas para o crescimento.
“O Haddad deve estar muito feliz porque tudo que ele disse que ia me entregar para provar que esse país trata com seriedade a economia, ele entregou. E ontem foram aprovadas as últimas coisas”, afirmou o presidente em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília.
Lula disse que a aprovação final das propostas da equipe econômica encerra um ciclo de ajustes e reposiciona o Brasil em indicadores-chave, com impacto direto sobre investimento, emprego e renda.
O presidente declarou que as mudanças criam salvaguardas institucionais para governos futuros e corrigem distorções históricas no sistema tributário.
“Daqui pra frente, quando alguém enganar esse país e for governar, ele vai pegar um país com outro jeito de governança”, disse. Segundo Lula, a nova política tributária distribui melhor o peso dos impostos. “Não será apenas a classe média e a classe trabalhadora que pagam imposto de renda. O pagamento dos tributos fica mais repartido na sociedade”, declarou.





