Plano tem aval do presidente Lula
Pessoas próximas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informaram que ele já conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre deixar a pasta em fevereiro do próximo ano, e obteve o aval do chefe do Executivo. A apuração é da jornalista Ana Flor, do portal G1.
Contrariando as expectativas do partido, Haddad afirma não querer ser candidato às eleições do próximo ano. Ele prefere dedicar-se a coordenar a campanha do presidente Lula à reeleição e focar no lançamento de um livro.
O ministro considera que suas principais missões à frente da Fazenda foram cumpridas. Isso inclui a reforma tributária e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
Ele deve ser substituído pelo secretário executivo da Fazenda, Dário Duringan.
Na última semana, Haddad já havia admitido abertamente a possibilidade de deixar o posto de ministro para ajudar na campanha de Lula à reeleição.
– Eu tenho a intenção de colaborar com a campanha do presidente Lula. Não pretendo ser candidato em 2026, mas quero contribuir para pensar o programa de governo, para pensar como estruturar a campanha dele – declarou, em entrevista ao jornal O Globo na última quinta (11).





