‘O tempo (dois dias) inocentou o chanceler alemão’, brincou um usuário do X
As redes sociais foram tomadas por memes e sátiras depois do incêndio que atingiu o pavilhão da África na Zona Azul da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) nesta quinta-feira 20. A maioria das postagens faz referência ao termo “FLOP30”, uma alusão ao conceito de fracasso, e ironiza a fala do chanceler alemão, Friedrich Merz, que afirmou estar aliviado por deixar Belém (PA).
Vídeos divulgados anteriormente mostram quando participantes e autoridades saem rapidamente dos pavilhões, enquanto a fumaça e as chamas se espalhavam. De acordo com a organização do evento, o fogo foi controlado em cerca de seis minutos, com atuação do Corpo de Bombeiros do Pará.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, declarou aos jornalistas que o incidente “poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra”. Em contrapartida, o coordenador do Observatório do Clima, Claudio Angelo, destacou que “nunca houve, em 30 anos de Convenção do Clima, uma Zona Azul que pegou fogo”. Ao jornal O Globo, ele disse ainda que “a relação da ONU com a Casa Civil não poderia ficar pior do que já está”.
Flop30 agora pic.twitter.com/x9cLFbt01q— ademir_corno (@brainletbr) November 20, 2025
Aproximadamente sete horas depois do incêndio, a ONU comunicou que o Corpo de Bombeiros considerou o local seguro depois de inspeção. A organização da COP30 reabriu a Zona Azul às 20h40 da quinta-feira, porém as sessões plenárias não foram retomadas.
Craque do Jogo:
Friedrich Merz – Chanceler Alemão #LulaVergonhaMundial#Flop30 pic.twitter.com/UnUnVGLhbL— 𝔼𝕝𝕚 𝕃𝕚𝕞𝕒ᶠᶠᶜ🎸🇧🇷 LIBERTEM BOLSONARO (@Elilima001) November 17, 2025
Em nota enviada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), a ONU afirmou que o espaço da Zona Azul atingido pelo incêndio deixou de ser responsabilidade da ONU e passa a ser responsabilidade do governo brasileiro.
⚠️ GRAVÍSSIMO: Cenas exclusivas mostram Jair Bolsonaro em Belém com um lança-chamas. “Bozo incendiou a COP30” diz leitor. pic.twitter.com/CUjd7LbVY6— Joaquin Teixeira (@JoaquinTeixeira) November 20, 2025
“Observe que o local agora está sob a autoridade do país anfitrião, e não é mais considerado Blue Zone”, diz a nota, divulgada pela emissora CNN. Antes do incidente, a segurança da área de acesso restrito da COP ficava sob responsabilidade da ONU.
COP30 retoma programação depois do incêndio
A UNFCCC informou que as atividades e as reuniões da conferência devem ser retomadas na manhã desta sexta-feira, 21, mantendo a programação prevista depois do incêndio. De acordo com o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, o incidente restringiu o tempo para as negociações finais do evento, o que deixou as discussões finais mais desafiadoras.
🚨🔥URGENTE: ÚLTIMA HORA: Incêndio atinge pavilhão durante a FLOP30, conferência sobre o clima em Belém, Brasil. O Chanceler Alemão Merz salvou os alemães. 😳😂 pic.twitter.com/ykj7qFuLvW— Jorge Lewis (@LewisEsswein) November 20, 2025
“Atrapalhar eu não diria, mas afetar, sem a menor dúvida, porque ficou mais apertado o tempo, e a negociação está muito difícil”, afirmou à CNN Brasil. “Tem muitas coisas ainda pendentes, mas acredito no esforço e no mutirão dos delegados estrangeiros que estão querendo muito trabalhar por um bom resultado.”





