Jorge Messias disse que deve ampliar agendas nos próximos dias. Governo pode formalizar indicação e destravar sabatina após o Carnaval
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias retomou nesta quarta-feira (4/2) visitas e conversas com senadores.
O advogado-geral da União reuniu-se com o senador Flávio Arns (PSB-PR). Ao Metrópoles, Messias afirmou que voltou aos encontros presenciais e espera ampliar as agendas nos próximos dias.
Jorge Messias foi anunciado por Lula em novembro passado como indicado à vaga de Luís Roberto Barroso, que se aposentou do STF.
O nome do AGU não foi bem-recebido pela cúpula e por lideranças do Senado, responsável por sabatinar e confirmar ou rejeitar a indicação de Lula ao Supremo.
Temendo uma derrota, o Palácio do Planalto frustrou os planos do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AL), e atrasou a oficialização do nome de Jorge Messias ao STF. Sem o envio formal da documentação à Casa, Alcolumbre adiou a análise.
Desde então, Messias tem mantido contato com senadores a fim de ampliar o estoque de votos. São necessários pelo menos 41 dos 81 senadores para a aprovação.
Questionado se estava otimista com a aprovação, Jorge Messias afirmou nesta quarta que está “trabalhando” para alcançar os quórum de votos.
Na segunda-feira (2/2), o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o Planalto deve formalizar a indicação e encaminhar os documentos de Messias ao Senado após o Carnaval, destravando a sabatina do advogado-geral da União.
Crédito Revista Oeste





