Pesquisar
Close this search box.

Israel revida e lança ataques contra Irã nesta 5ª feira

Foto - Divulgação/Governo de Israel

Segundo a “ABC News”, ouviu-se uma explosão em Ghahjaworstan, localizada a noroeste da cidade de Isfahan, a 340 km da capital Teerã.

Várias explosões ecoaram perto da cidade iraniana de Isfahan na madrugada desta sexta-feira, 19, pelo horário local. O regime minimizou os possíveis danos da suposta retaliação israelense. A mídia estatal do Irã afirmou que o incidente foi “algo rotineiro”, e que as defesas aéreas foram ativadas. Israel não confirmou oficialmente o ataque.

No entanto, autoridades israelenses e norte-americanas disseram aos veículos de comunicação, sob condição de anonimato, que Israel foi o autor.

O que disseram as fontes à imprensa estrangeira

Uma fonte informou à Reuters que os Estados Unidos não participaram, mas Israel notificou-os antes do ataque.

Três fontes iranianas confirmaram ao New York Times que um ataque atingiu uma base aérea militar em Isfahan, embora os danos ainda não estivessem claros.

Um analista iraniano declarou à TV estatal que “infiltradores dentro do Irã” operaram os minidrones que as defesas aéreas em Isfahan abateram.

O jornal hebraico Jerusalem Post também relatou que aviões lançaram mísseis de longo alcance sobre uma instalação da Força Aérea Iraniana em Isfahan.

Irã
A cidade iraniana de Isfahan fica localizada a 315 quilômetros ao sul da capital, Teerã | Foto: Reprodução/Redes sociais

Há alguns dias, o Comando da Frente Interna das Forças de Defesa de Israel (FDI) removeu a maioria das restrições à vida normal em Jerusalém, sugerindo, conforme destacou o Jerusalém Post, que o governo não estava perto da retaliação ao ataque inédito do Irã no último fim de semana.

Entretanto, para o jornal The Times of Israel, a retaliação era amplamente esperada, com Israel dando indicações ao longo da semana de que não deixaria passar sem resposta o ataque do Irã.

Um integrante do alto-comando iraniano afirmou que o Irã não planeja retaliar imediatamente Israel pela ofensiva desta sexta-feira, enquanto autoridades em Jerusalém revelaram que o suposto ataque com drone à base aérea em Isfahan teve como objetivo enviar um sinal, em vez de causar dano.

Em reação ao ocorrido, o preço do barril de petróleo tipo brent estava cotado às US$ 90,45 às 23h50 (horário de Brasília). Havia fechado o mercado em US$ 87,11, queda de 0,21% ante o dia anterior.

O Irã afirmou que qualquer retaliação israelense resultaria em uma resposta maciça. O ataque se deu no dia do aniversário do líder supremo do Irã, Ali Khamenei.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *