O petista falou com o presidente norte-americano por ligação nesta segunda-feira, 6
Depois do telefonema entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na manhã desta segunda-feira, 6, a primeira-dama, Janja, expressou satisfação com a postura adotada pelo petista nas relações bilaterais.
Ela disse ter conversado com Lula por telefone logo depois do encontro. “Posso afirmar que estou muito orgulhosa dele e da forma como ele tem conduzido, com muito respeito e dignidade, a relação com os Estados Unidos e com o presidente Trump”, falou ao portal Metrópoles.
A primeira-dama não estava com o marido durante a conversa, devido a compromissos no Rio de Janeiro com as ministras da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Lula e Trump falaram sobre tarifas contra produtos brasileiros
O diálogo entre Lula e Trump focou a cobrança de sobretaxa de 40% imposta aos produtos brasileiros e as sanções direcionadas a autoridades do Brasil. Lula solicitou ao presidente dos Estados Unidos a retirada dessas medidas.
O presidente dos EUA designou o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, para dar sequência às negociações, de acordo com o Palácio do Planalto. Pelo Brasil, os negociadores serão Alckmin, Haddad e o chanceler Mauro Vieira.