Foto - Corden Press y Wikimedia Commons
Após meses de troca de elogios nas redes sociais, o presidente libertário terá um encontro com o magnata sul-africano em Austin.
Javier Milei será o primeiro argentino na história a se encontrar com Elon Musk. O presidente libertário e o magnata sul-africano se reunirão formalmente na próxima quinta-feira em Austin, Texas, na sede da Tesla.
O presidente da Argentina viajará para Miami na terça-feira, onde receberá o prêmio “Embaixador Internacional da Luz” da comunidade Chabad Lubavitch. A organização reconhece Milei por seus esforços por Israel e por promover a liberdade. Milei aceitará o prêmio como parte da inauguração do Centro Menachem Mendel Schneerson.
Além da importância espiritual que o evento representa para o presidente argentino em seu caminho para a conversão ao judaísmo, ele aproveitará a oportunidade para protagonizar um dos encontros mais aguardados dos últimos meses. Após muita troca de elogios nas redes sociais, Javier Milei terá um encontro formal com Elon Musk, que tomou a iniciativa de agendar o encontro.
O jornalista Ignacio Orteli da LN+, um canal de televisão argentino, confirmou o encontro e especificou que ele ocorrerá na quinta-feira na sede da Tesla.
Milei não será acompanhado por sua irmã e secretária geral da presidência, Karina Milei, que ficará em Miami. Gerardo Werthein, futuro embaixador argentino nos Estados Unidos, ocupará o lugar de Karina durante o encontro. Veterinário de profissão, Werthein foi presidente do Comitê Olímpico Argentino (COA) entre 2009 e 2021 e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e dos Serviços de Transmissão Olímpica (OBS) desde 2011.
Uma vez concluído o encontro com Musk, Milei viajará para a Dinamarca para tentar comprar uma aeronave F-16 via OTAN. Durante a campanha presidencial de 2023, o presidente argentino enfatizou o mau estado das Forças Armadas e seu desejo de reconstruí-las com mais investimentos no futuro.
A relação entre Javier Milei e Elon Musk Nas horas seguintes à vitória de Milei nas eleições de 2023, uma ampla gama de líderes mundiais o parabenizou e desejou-lhe sorte. No entanto, uma das reações mais virais foi a de Musk, que respondeu a um tweet afirmando que “a Argentina está se preparando para a prosperidade”.
Após a comunicação anterior pelas redes sociais, ambas as partes conversaram por telefone, e a ideia de materializar um encontro surgiu pela primeira vez.
“Hoje tive uma ótima conversa com Elon Musk, onde agradeci por defender as ideias de liberdade e apoiar nosso trabalho, especialmente considerando tudo que ele representa como ícone de liberdade no mundo. Elon me desejou boa sorte e sucesso na tarefa, lembrando que a Argentina soube ser um dos países mais prósperos e influentes do mundo e que ele estava ciente de todos os desafios que tanto a Argentina quanto eu temos pela frente”, postou Milei em suas redes sociais.
“Embora ele não possa comparecer à cerimônia de posse, mantemos contato para que ele possa visitar a Argentina no próximo ano e possamos continuar fortalecendo laços e trabalhando juntos”, acrescentou.
Obviamente, os planos mudaram, e Milei passará pelo Texas para encontrar Musk na quinta-feira, 11 de abril.
Após meses de troca de elogios nas redes sociais, o presidente libertário terá um encontro com o magnata sul-africano em Austin.