Fontes próximas ao senador John Fetterman (D-PA) afirmam que ele expressou preocupação de que Kamala Harris escolha o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, como seu companheiro de chapa.
Em entrevista ao Politico, vários assessores próximos a Fetterman disseram que entraram em contato com a campanha de Harris para expressar algumas das preocupações do senador sobre a escolha de Shapiro.
“Os assessores de Fetterman sugeriram à equipe de Harris que o senador acredita que Shapiro está excessivamente focado em suas próprias ambições pessoais. Suas reservas sobre Shapiro refletem uma rivalidade de longa data entre os dois democratas ambiciosos, que cresceram em trajetórias paralelas em um estado politicamente crucial,” notou o Politico.
No momento em que o presidente Joe Biden endossou Harris como a indicada, Shapiro imediatamente subiu ao topo da lista de possíveis companheiros de chapa devido à sua posição no crucial estado da Pensilvânia e à sua marca politicamente moderada. De acordo com os assessores de Fetterman, o senador entrou em confronto com Shapiro enquanto os dois serviam no Conselho de Indultos da Pensilvânia. Segundo o Politico:
Fetterman buscou revitalizar a instituição e proporcionar segundas chances a alguns condenados. Shapiro frequentemente adotou uma posição menos leniente, argumentando que acreditava na reforma da justiça criminal, mas que o processo de comutações não era o lugar para mudanças “estruturais”. Fetterman e Shapiro se desentenderam particularmente sobre o destino de Lee e Dennis Horton, irmãos condenados por um tiroteio fatal e roubo em 1993, mas que mantinham sua inocência há décadas.
Um porta-voz de Fetterman recusou-se a comentar o assunto, mas o porta-voz de Shapiro defendeu seu trabalho no Conselho de Indultos.
“O governador avalia cada caso de indulto individualmente e com base em seus méritos, e durante seu tempo como procurador-geral, ele aprovou mais indultos e comutações do que todos os seus antecessores nos últimos 25 anos, combinados,” disse ele. “Ele se orgulha de seu histórico de entregar reformas significativas na justiça criminal enquanto tornava as comunidades da Pensilvânia mais seguras.”
A ala de extrema esquerda do Partido Democrata também criticou Josh Shapiro devido às suas posições pró-Israel. Como relatado pelo Breitbart News, Shapiro recentemente foi alvo de críticas por um artigo de opinião anti-palestino que escreveu em 1993.
“No artigo, Shapiro revelou que havia sido voluntário em uma base do exército israelense quando adolescente e opinou que os palestinos eram ‘muito orientados para a batalha para serem capazes de estabelecer uma pátria pacífica própria,'” disse o relatório.