Juiz federal bloqueia acesso do DOGE de Elon Musk a registros do Tesouro após processo de procuradores democratas

O time de eficiência governamental de Elon Musk foi temporariamente impedido de acessar certos sistemas governamentais, de acordo com decisão de um juiz federal no sábado.

O Juiz Distrital dos EUA Paul Engelmayer emitiu a decisão após um grupo de procuradores-gerais processar o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Musk na sexta-feira, argumentando que a comissão presidencial não tem o direito de acessar os sistemas do Departamento do Tesouro dos EUA.

A ordem foi condenada por Musk, que chamou a decisão de “absolutamente insana” em uma postagem no X e acusou Engelmayer de ser “um ativista se passando por juiz”.

“Como diabos vamos parar a fraude e o desperdício do dinheiro dos contribuintes sem olhar como o dinheiro é gasto?” disse Musk no sábado.

O processo de sexta-feira, que foi apresentado por 19 procuradores-gerais democratas, alegou que a equipe de Musk violou a lei ao receber “acesso total” aos sistemas de pagamento do Tesouro. Os sistemas incluem informações sobre Seguridade Social dos americanos, benefícios do Medicare e veteranos, informações de restituição de impostos e mais.

O processo foi apresentado em Nova York pelo escritório da Procuradora-Geral Letitia James, que escreveu que o presidente Donald Trump “não tem o poder de dar informações privadas dos americanos a quem ele escolher, e ele não pode cortar pagamentos federais aprovados pelo Congresso.”

“Musk e o DOGE não têm autoridade para acessar informações privadas dos americanos e alguns dos dados mais sensíveis do nosso país,” acrescentou a declaração de James.

Em sua ordem, Engelmayer disse que as alegações do processo eram “particularmente fortes” e expressou preocupação com os riscos de segurança cibernética do DOGE ter acesso privilegiado ao Departamento do Tesouro.

“Isso é tanto pelo risco que a nova política apresenta de divulgação de informações sensíveis e confidenciais quanto pelo risco aumentado de que os sistemas em questão ficarão mais vulneráveis do que antes a hackers,” escreveu Engelmayer.

O Secretário do Tesouro dos EUA Scott Bessent expressou apoio a Musk e ao DOGE no passado, dizendo recentemente que os EUA “não têm um problema de receita, temos um problema de gastos.”

“No Tesouro, nosso sistema de pagamento não está sendo tocado,” disse Bessent em uma entrevista ao “Kudlow” na quarta-feira. “Processamos 1,3 bilhão de pagamentos por ano. Está sendo feito um estudo — podemos ter mais responsabilidade, mais precisão, mais rastreabilidade de que o dinheiro está indo para onde deveria?”

Bessent também disse que o DOGE “não vai fracassar” durante sua aparição na FOX Business.

“Eles estão movendo o queijo de muita gente aqui na capital, e quando você ouve esses gritos, é porque algum interesse do status quo não está feliz,” ele observou.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Uma resposta

  1. Parece que o desgoverno brasileiro não é o único que precisa impor sigilo e esconder dados, que devem ser públicos.
    A extrema esquerda é padrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *