Um juiz nomeado por Biden repreendeu duramente na terça-feira advogados do Departamento de Justiça sobre os desembolsos da USAID e ordenou que a Administração Trump pague os contratos estrangeiros até às 23h59 de quarta-feira.
No início deste mês, o Juiz Distrital dos EUA para o Tribunal Distrital de Columbia, Amir Ali, nomeado por Biden, bloqueou temporariamente o Presidente Trump de cancelar contratos de ajuda externa.
O Juiz Ali ordenou que a Administração Trump restaurasse o financiamento para os contratantes de ajuda externa depois que Trump congelou a ajuda externa dos EUA por 90 dias no mês passado.
No mês passado, após a ordem executiva de Trump para interromper subsídios de ajuda externa, o Secretário de Estado Marco Rubio emitiu novas orientações para pausar temporariamente os gastos na maioria das ajudas externas por 3 meses.
Marco Rubio disse que o Departamento de Estado emitirá isenções caso a caso.
Grupos sem fins lucrativos processaram para ter seus fundos restaurados.
Há algumas semanas, o Juiz Amir Ali afirmou que a ordem de Trump suspendendo o financiamento externo causou enormes danos.
“Até o momento, os Réus não ofereceram qualquer explicação sobre por que uma suspensão geral de toda ajuda externa aprovada pelo Congresso, que causou uma onda de choque e perturbou interesses de confiança para milhares de acordos com empresas, organizações sem fins lucrativos e organizações em todo o país, foi um precursor racional para revisar programas”, escreveu o Juiz Ali em uma ordem de 15 páginas analisada pelo The Gateway Pundit.
Na terça-feira, o Juiz Ali repreendeu advogados do DOJ sobre o desembolso de fundos.
“Não sei por que não consigo obter uma resposta direta de vocês. Vocês estão cientes de um descongelamento do desembolso de fundos para aqueles contratos e acordos que foram congelados antes de 13 de fevereiro?”, disse o Juiz Ali aos advogados do DOJ, de acordo com uma audiência telefônica acompanhada pelo repórter da Politico, Kyle Cheney.
A Reuters informou:
Um juiz federal em Washington ordenou na terça-feira que a administração Trump pague fundos de ajuda externa a contratantes e beneficiários de subsídios até às 23h59 de quarta-feira à noite, afirmando que não havia sinal de que ela tivesse tomado qualquer medida para cumprir sua ordem anterior de que os fundos fossem descongelados.
A ordem do Juiz Distrital dos EUA Amir Ali veio em uma audiência telefônica em um processo movido por organizações que contratam e recebem ajuda da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional e do Departamento de Estado. Aplica-se a trabalhos realizados antes de 13 de fevereiro, quando o juiz emitiu sua ordem de restrição temporária anterior.
Foi a terceira vez que Ali ordenou que funcionários da administração liberassem fundos de ajuda externa que foram congelados após o Presidente Donald Trump ordenar uma pausa de 90 dias em toda ajuda externa, lançando os esforços globais de ajuda humanitária no caos.