Foto -Matt Rourke
A candidata presidencial democrata Kamala Harris fez uma comparação estranha entre seu companheiro de chapa, o governador de Minnesota, Tim Walz, e o companheiro de chapa de Donald Trump, o senador JD Vance (R-OH), chamando a disputa de um jogo entre o “time titular e a equipe reserva.”
Harris fez a comparação durante o anúncio de Walz como seu vice-presidente na terça-feira, referindo-se ao tempo dele como treinador de futebol americano no ensino médio.
“Quando você compara o currículo de Walz com o do companheiro de chapa de Trump, bem, alguns poderiam dizer que é como uma partida entre o time titular e a equipe reserva!” ela disse antes de rir.
Algumas pessoas notaram nas redes sociais que a comparação não caiu bem, devido ao fato de que JD Vance realmente serviu durante a Guerra do Iraque, enquanto Walz não. O histórico militar de Walz também foi questionado.
Como relatado pela Breitbart News, Walz enfrentou acusações de “valorização roubada” sobre seu histórico militar, com alegações de que ele “listou em sua biografia oficial um posto militar mais alto do que aquele com o qual se aposentou, atraindo críticas de alguns veteranos.”
“Walz serviu na Guarda Nacional do Exército de Minnesota e se aposentou com a patente de sargento-mor, ou E-8. No entanto, em sua biografia oficial no site, ele lista uma patente mais alta que ele ocupou por um curto período, que foi rescindida, pois ele não completou todos os requisitos para servir nessa patente. No entanto, sua biografia implica que ele se aposentou com a patente de sargento-mor comandante, ou E-9,” diz o relatório.
O termo “equipe reserva” tem uma história problemática em referência ao Iraque. O presidente Barack Obama referiu-se ao ISIS como o “time reserva” ao descartar preocupações sobre sua política no Iraque. Mas o ISIS logo se tornou uma grande ameaça terrorista internacional.
Walz também recorreu a táticas de baixo nível durante seu discurso na terça-feira, quando mencionou um rumor grotesco e falso na internet de que JD Vance teria tido relações sexuais com um sofá.
“Mal posso esperar para debater com JD Vance. Isso é, se ele estiver disposto a sair do sofá e aparecer,” ele disse, provocando aplausos da multidão. “Veja o que acabei de fazer aqui.”
Como observado pela Breitbart News, o “sofá” é uma referência a uma piada sexual grosseira da Internet baseada em um meme falso.
Uma resposta
Quando Kamala comecar a ser pressionada por jornalistas independentes, ou em um debate com Trump, ela vai perder o controle de alguma forma, assim como aconteceu naquela entrevista junto com o presidente da Polônia.