Foto – Tom Consta/MPSP
Ministro da Justiça disse estar preocupado com o avanço da tecnologia
Durante inauguração do Centro de Estudos da Universidade de Coimbra junto ao IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, confessou estar preocupado com o avanço da inteligência artifical (IA).
Na ocasião, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) previu que guerras sejam provocadas e vírus perigosos acabem sendo criados por meio da IA.
– A robotização é algo que pode permitir avanços inimagináveis para a humanidade, especialmente no campo da ciência, mas traz problemas muito sérios, porque é possível que, por meio da inteligência [artificial], se provoquem guerras acidentais, que se criem vírus perigosíssimos – advertiu, no evento ocorrido na última quarta-feira (16).
Nesse contexto, ele também mencionou enxergar na “desinformação” uma ameaça à democracia.
– O que preocupa especialmente nesse avanço ainda não controlado pelos distintos países é o avanço das fake news, da desinformação, deste mundo da pós-verdade, que coloca em cheque a própria democracia – declarou.
No evento, também estavam o decano da Suprema Corte, Gilmar Mendes, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, além da ministra da Ciência e Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Crédito Aliados Brasil