Pesquisar
Close this search box.

Lula chama de “cretinos” quem o responsabilizou por aumento do dólar

Foto - André Borges/EFE

Presidente direcionou crítica a jornalistas e afirmou que moeda americana havia subido 15 minutos antes de suas declarações em entrevista na 4ª feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou nesta 5ª feira (27.jun.2024) de “cretinos” quem o culpou pelo aumento do dólar depois de ter questionado a necessidade de corte de gastos em entrevista na 4ª feira (26.jun.2024).

“Veja o que aconteceu ontem. Quando eu terminei a entrevista, a manchete de alguns comentarias era de que o dólar subiu pela entrevista do Lula. Esses cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar entrevista. 15 minutos antes”, disse Lula.

Ao dar a declaração, o presidente sorriu de maneira irônica. No entanto, o petista cometeu um ERRO factual ao afirmar que a alta se deu antes de ele falar ao portal UOL. A cotação da moeda norte-americana começou a subir durante a entrevista e, sobretudo, depois.

Lula fez a crítica a jornalistas em seu discurso na abertura da 3ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, conhecido como Conselhão. O encontro é realizado no Itamaraty e reúne 250 conselheiros.

Na 4ª feira, a cotação da moeda americana chegou a R$ 5,52 às 10h30, alta de 1,13%, enquanto o presidente concedia entrevista ao portal UOL. O dólar manteve o patamar no fechamento do mercado, maior valor desde os R$ 5,56 alcançados em 18 de janeiro de 2022. Na ocasião, disse que o tema de contas públicas é mais forte no Brasil que em “qualquer outro país do mundo” e negou que o governo gaste demais ou que a dívida líquida seja alta.

O presidente afirmou que o governo faz uma análise de onde tem gasto exagerado e se há pessoas que recebem dinheiro indevido, mas não leva em conta “o nervosismo do mercado”.

Durante o discurso desta 5ª feira, Lula criticou especulações do mercado financeiro e disse que quem apostar em lucrar com derivativos “vai perder dinheiro”. Derivativos são contratos financeiros negociados a partir de algum ativo, como ações, moedas, commodities ou taxas de juros. São instrumentos usados para reduzir riscos e para especular no mercado financeiro.

“Esse mundo perverso das pessoas colocarem para fora aquilo que querem, sem medir a responsabilidade do que vai acontecer, é muito ruim. Eu queria, [Fernando] Haddad, dizer para você, pode ter certeza: quem tiver apostando em derivativo vai perder dinheiro neste país. As pessoas que apostaram em ganhar dinheiro no fortalecimento do dólar vão quebrar a cara outra vez”, disse.

Lula foi aplaudido pelos conselheiros ao dizer que voltou a ser presidente porque “tem consciência de que vai dar certo”.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *