Lula convida Trump para COP 30 em Belém e diz esperar “diálogo civilizado”

Lula envia convite formal a Donald Trump para COP30 em Belém e busca diálogo construtivo entre líderes mundiais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) enviou uma carta formal convidando  o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar da 30ª Conferência das Partes (COP 30) da ONU sobre mudanças climáticas.

Lula afirmou que o convite a Trump não foi feito com a pretensão de negociar questões comerciais, como a tarifa de 50% sobre milhares de produtos brasileiros exportados para os EUA, e sim para incentivar o engajamento global sobre as mudanças climáticas. Empresários cobram de Lula, pelo menos, uma ligação a Trump para a abertura de diálogos de alto nível sobre a tarifa.

A conferência ocorrerá em novembro na cidade de Belém, no Pará. O convite foi anunciado em entrevista à rádio Bandnews FM. Na entrevista, Lula também ressaltou a importância de um diálogo entre os dois chefes de Estado, que, segundo ele, “deve ser civilizado”.

Antes da COP 30, Lula terá a oportunidade de encontrar Trump em Nova York, durante a abertura da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. No entanto, este encontro está cada vez mais difícil de ocorrer.

Na segunda-feira (11), o guru de Lula para assuntos internacionais, o diplomata Celso Amorim, comentou, durante entrevista no Programa Roda Viva, da TV Cultura, que a ideia da reunião dos dois chefes de estado, em Nova York, não está nos planos. “Hoje eu não creio que esteja nos planos pedir um encontro, (mas) nada é imutável no mundo se houver gestos que justifiquem isso (o encontro)”, declarou.

Lula afirmou que espera resposta de Trump

Lula afirmou que espera uma resposta de Trump e reafirmou seu costume de responder a todas as correspondências que recebe. O presidente brasileiro revelou interesse em encontrar o presidente dos Estados Unidos, enfatizando que não guarda ressentimentos em relação a ele, mesmo depois da retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris durante o governo Trump.

O chefe do Executivo brasileiro destacou que a COP30 deve ser conhecida como a ‘COP da verdade’. Segundo Lula, o evento terá como objetivo primordial avaliar se os líderes mundiais acreditam nos cientistas quando o assunto é o aquecimento global.

Flávio Bolsonaro diz que Lula quer o caos

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou o presidente Lula por suas declarações sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos. Segundo Flávio, Lula não busca diálogo com o presidente Trump, mas sim promove a instabilidade. “Lula (…) quer o caos. Atua como agente da desordem, cria crises, se recusa a solucioná-las e usa o falso discurso de soberania para justificar a instabilidade que alimenta”, comentou em seu perfil no X.

Crédito Gazeta do Povo

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *