Lula diz que Bolsonaro deixou déficit, mas houve superavit

Foto: EFE/André Borges

Presidente afirmou que recebeu o país com rombo nas contas públicas, só que os números oficiais não mostram isso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou o Brasil com rombo nas contas públicas em 2022: [Bolsonaro] Estava com a máquina na mão. […] Deixou um déficit de 2,6% para mim. Deixou um déficit. E o nosso déficit agora foi de 0,09%.”

Ocorre que em 2022, último ano de Bolsonaro no Planalto, o Brasil teve um superávit de R$ 54 bilhões (o equivalente a 0,5% do PIB). Sob Lula, houve déficit de 2,1% em 2023 e de 0,4%, em 2024. Eis os dados oficiais, em valores:

Recentemente, a equipe econômica anunciou um novo cálculo das contas públicas sobre o que seria o déficit estrutural do país. Por essa conta, o superávit de 2022 sob Bolsonaro se transforma em déficit. Essa nova metodologia, entretanto, não mudou a série histórica do resultado primário convencional, divulgado mensalmente pelo Tesouro Nacional.

Não fica claro se ao dar sua declaração nesta manhã às rádios Metrópole Sociedade da Bahia, de Salvador (BA), Lula queria fazer referência à nova metodologia do déficit ou superávit estrutural ou se só fez uma confusão ao citar os números do rombo das contas públicas.

A nova metodologia apresentada sobre o déficit pela equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não tem sido levada em conta pelos agentes financeiros e econômicos.

Segundo a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, o déficit estrutural de 2022 havia sido de 0,6%. E, não, de 2,6%, como disse Lula nesta 5ª feira (6.fev). O Tesouro Nacional disse que o déficit acumulado do governo Bolsonaro foi de 2,4%, mas o presidente não disse que o governo atual registrou saldo negativo acumulado de 1,19% em 2 anos.

Source link

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Uma resposta

  1. Lule diz que “ todos podem ter liberdade de expressao, mas nao para mentir”
    Se é assim, ele não pode dizer mais nada porque só mente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *