Encontro acontece em meio à pressão da oposição por avanço de proposta de anistia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (15), fora da agenda oficial, com ministros e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A conversa foi realizada em meio à pressão da oposição para o avanço na Câmara do projeto de lei da anistia. Nas últimas semanas, o tema ganhou força com a repercussão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal).
Após a reunião, o presidente da Câmara afirmou à CNN que respeita a relação entre os poderes e busca diálogo com todos para avançar com pautas do Congresso.
“Busco dialogar com o objetivo de dar andamento às pautas que mudam verdadeiramente a vida da população. E a boa relação entre os poderes é um ponto que defendo, pois é na união em torno de projetos importantes que vamos melhorar a vida da população”, disse.
Responsável pela articulação do governo com o Congresso, a ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, participou do almoço. Foram debatidas as pautas prioritárias do Executivo, como a isenção do IR (Imposto de Renda) e medida provisória que amplia a tarifa social de energia elétrica.
A MP perderá validade na quarta-feira (17). Na semana passada, Hugo Motta pautou a proposta, mas o texto não foi votado. O relator, deputado Fernando Coelho Filho (União-PE), ainda negociava ajustes no parecer.
O encontro desta segunda não estava previsto nas agendas oficiais das autoridades e foi realizado no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.