Lula e Modi concordam em ampliar comércio até 2030

Presidente conversou com o premiê da Índia por telefone para fortalecer transações bilaterais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Bharatiya Janata, direita), nesta 5ª feira (7.ago.2025). Durante a conversa, os mandatários propuseram aumentar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030.

Integrantes do Brics, os 2 países estão entre os mais afetados pelas sobretaxas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Depois de anúncio na 4ª feira (6.ago), a Índia se juntou ao Brasil na lista dos únicos países que receberam tarifas de 50% durante o tarifaço do país norte-americano.

O governo dos EUA impôs mais 25% de tarifas sobre produtos indianos por conta das importações de petróleo russo por parte de Nova Delhi. Com a nova taxa, as tarifas totais aplicadas aos produtos indianos chegam a 50%.

Para alcançar a meta comercial estabelecida para 2030, os dois líderes também concordaram sobre a necessidade de expandir a abrangência do acordo entre o Mercosul e a Índia.

Na conversa, ficou acordado que o presidente brasileiro fará uma visita de Estado à Índia no início de 2026. Como preparação para essa viagem, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) irá ao país asiático em outubro de 2025 para participar da reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio.

Além disso, segundo o Itamaraty, os líderes conversaram sobre as plataformas de pagamento virtual de seus países: o Pix e o sistema indiano UPI.

Crédito Poder360

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *