O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigiu hoje (26/6), em entrevista ao UOL, que o atual presidente da Argentina, Javier Milei, peça desculpas ao Brasil e a ele por ter feito comentários considerados “muita bobagem”.
Lula não especificou quais declarações de Milei motivaram essa cobrança, mas fez o pedido em resposta a perguntas sobre os esforços para “repatriar” cerca de 180 foragidos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.
Lula expressou sua esperança de que esses foragidos sejam devolvidos ao Brasil. Caso isso não seja possível, ele sugeriu que eles sejam detidos nos países onde se refugiaram.
“Já temos uma parte desses indivíduos condenada. Tanto o ministro Lewandowski (Justiça) quanto Andrei Rodrigues (diretor-geral da Polícia Federal) e Mauro Vieira (do Itamaraty) estão discutindo a possibilidade de prendê-los lá. Se não for viável, que venham para cá”, afirmou o ex-presidente.
Javier Milei assumiu a presidência argentina em janeiro deste ano. Lula não compareceu à posse e nunca teve um encontro privado com o líder do país vizinho, que é o principal parceiro comercial do Brasil.