Em resposta aos críticos, petista disse que seu governo está apenas no início e indicou que deve disputar a reeleição em 2026.
A declaração ocorre no mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu tanto o decreto do governo que aumentava o IOF quanto o projeto do Congresso que revogava a medida. O magistrado marcou audiência de conciliação entre os Poderes para o dia 15 de julho e só após esse encontro decidirá sobre a manutenção da decisão liminar.
Durante o evento, realizado na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Lula também fez elogios aos indicadores econômicos de seu governo. Citou a queda do desemprego e o aumento da renda, mas criticou as taxas de juros elevadas, atribuindo-as à gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central. “Herdamos uma pessoa que tinha uma febre muito alta (para aumentar juros), e para curar essa febre demora”, ironizou.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou o discurso do presidente e defendeu que o Congresso ajude a aprovar as propostas de “justiça tarifária e tributária”. Ele disse que Lula apenas busca “ver aqueles que ganham menos pagando menos e os mais privilegiados contribuindo mais”.
O encontro marcou o anúncio de um pacote de investimentos de R$ 33 bilhões da Petrobras e da Braskem em unidades de refino até 2029, com previsão de criação de 38 mil empregos. Além de Silveira, participaram os ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).