Atualmente, a gestão do petista conta com 38 pastas. Em 2024, o número chegou a 39
Durante a assinatura do contrato para a construção de cinco navios gaseiros no Estaleiro Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que governos com poucos ministérios demonstram menor competência, pois, segundo ele, a administração pública precisa responder às demandas da sociedade.
Atualmente, a gestão de Lula conta com 38 ministérios. Em 2024, o número chegou a 39 por causa da criação do Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul. O total de pastas é 17 maior que o registrado no governo anterior de Jair Bolsonaro (PL), que possuía 21 ministérios.
Lula rebate críticas sobre aumento do número de ministérios
O presidente relembrou que, ao anunciar novas pastas em 2022, recebeu críticas da oposição, que alegava aumento de gastos públicos. “Alguém dizia que, quanto menos ministério você tem, menos gasto você tem”, disse o presidente. “Eu vou dizer: quanto menos ministério você tem, mais incompetente você é, porque você precisa colocar os movimentos da sociedade brasileira.”
Ele citou ainda a necessidade de ministérios específicos, como o da Pesca, argumentando que a área antes era subordinada à Agricultura, o que não fazia sentido. O presidente também questionou a ausência de pastas voltadas para a igualdade racial e para as mulheres em um país onde metade da população é negra e 52% são mulheres.
“Por que não tem o Ministério das Mulheres, se elas são 52% da população brasileira?”, questionou o petista. “E hoje são vítimas do desrespeito à política de gênero e são vítimas dos homens por conta do feminicídio.”





