Eleições para o novo líder da legenda devem ocorrer em julho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem demonstrado a integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) a sua preferência por Edinho Silva para ocupar um cargo de presidente da legenda no lugar de Gleisi Hoffmann.
Edinho é visto por Lula como um aliado de longa data e alguém que compartilha da mesma linha ideológica e visão política do presidente. A informação é do blog Tainá Falcão, da CNN Brasil.
Segundo a colunista, a escolha de Edinho também é estratégica para o partido, que considera principalmente a sua habilidade em articular com diferentes setores, além da larga experiência política.
Em março de 2015, ele foi convidado pela então presidente Dilma Rousseff para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal. Contudo, Edinho permaneceu nessa função por apenas um ano.
Lula ventilou o nome de Edinho para a Secretaria de Comunicação Social
Ainda conforme a CNN, a escolha de Edinho por Lula na liderança do PT ficou clara desde o ano passado. À época, o presidente da República chegou a cogitar nos bastidores o nome do seu correligionário para comandar a Secretaria de Comunicação Social do governo.
Lula acredita que seu aliado poderia ajudar a consolidar as políticas sociais e econômicas que a atual gestão pretende implementar.
Edinho terminou nesta primeira semana de janeiro o seu segundo mandato como prefeito do município de Araraquara, no interior do Estado de São Paulo. Assume em seu lugar Dr. Lapena (PL), que comanda a cidade com a vice-prefeita Meire Laurindo (Republicanos) pelos próximos quatro anos.