Lula reforça resposta a Trump com novo slogan nas redes; saiba qual é

Em uma publicação nas redes sociais, o petista publicou uma imagem com o novo slogan, seguido de uma frase da nota publicada nessa quarta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou, nesta quinta-feira (10/7), a mensagem de que o Brasil é um país soberano, em resposta à elevação de tarifas aplicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em uma publicação nas redes sociais, o petista publicou uma imagem com o slogan “Brasil soberano”, seguido de uma frase da nota publicada nessa quarta-feira (9/7).

“O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, diz a publicação.


Tarifaço

  • Nessa quarta-feira (9/7), o republicano anunciou uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros que entram no país norte-americano. A medida passa a valer a partir de 1º de agosto.
  • Em uma carta endereçada a Lula, Trump acusou o Brasil de fazer “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, em referência ao processo por tentativa de golpe de Estado ao qual o grupo responde.
  • Lula, por sua vez, afirmou que o governo vai responder de acordo com a lei de reciprocidade, e ressaltou que o país é soberano e dispõe de “instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”.
  • “Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, escreveu Lula em nota.

Trump anunciou que as exportações de produtos do Brasil para os Estados Unidos agora serão taxadas em 50%. A medida foi divulgada nessa quarta, por meio de carta enviada a Lula.

Trump alega que há “longa e muito injusta relação comercial engendrada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil”. O petista responde que é inverídica a informação sobre a relação comercial entre os dois países.

“É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de US$ 410 bilhões ao longo dos últimos 15 anos”, destacou o chefe do Palácio do Planalto.

Na carta enviada a Lula, Trump voltou a criticar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

Crédito Metrópoles

compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *